quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Parte Federal II - A missão

Bonjour mes amis!!
Cá estou eu, no último dia do ano, fazendo a última postagem do ano. Estou aqui falando com a minha irmã no Gtalk, que por sinal está em Praga, chiquérrima que ela é, e resolvi entrar no site dos correios pra checar por onde andavam os meus docs da parte federal do processo. Pois é... enviei dia 12 e depois lembrei que não tinha assinado os formulários. Não é liendo isso? Eu acho mara!! Só sendo muito lesa hahahah mas enfim, na véspera de natal chegou o pacotinho com tudo que eu havia enviado e uma cartinha dizendo o que eu já sabia ¬¬'
Então, assinei os benditos e enviei ontem. É isso que dá fazer as coisas com pressa. Mas faz parte.
Eles foram entregues hoje conforpe screenshot:


Então, entregues pela segunda vez. Espero que agora vá!!

Mais uma vez desejo a todos que 2009 seja um ano repleto de energias boas, muitas realizações, mudanças, saúde, CSQ's, vistos e tudo de bom!!

Gros bisous et à bientôt!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Joyeux Noël et Bonne Année

E é Natal!!
Pois é... apesar de não ter nenhum significado religioso ou espiritual pra mim, eu gosto do Natal. Gosto do clima dessa época do ano. Das luzes, das casas enfeitadas, da festa com a família e os amigos reunidos, dos presentes, claro, quem não gosta de presentes?!
Gosto do clima do ano acabando, do clima de reflexão que o fim do ano traz. É bom recaptular o ano que está findando. Analisar as coisas que você se propôs a fazer quando ele começou e o que conseguiu alcançar, o que ficou pro ano que vem. Planejar o ano que está chegando é ainda melhor.
2008 foi um ano de muitas conquistas. Tive um primeiro semestre de decisões que foram cruciais na minha vida e foi muito bom ver que os objetivos que eu tracei no ano passado, que iniciei no primeiro semestre se concretizaram no segundo. Voltei pra faculdade, entrei na AIESEC, e lá consegui atingir meus objetivos, me desafiei e me surpreendi comigo mesma.
Estudei francês feito uma louca. Descobri que quanto mais coisas a gente tem pra fazer, mais o nosso tempo rende. Passei o primeiro aniversário da minha irmã e vou passar o primeiro natal longe dela. Mesmo assim, estou muito, mas muito feliz por ela. Conheci muitas pessoas e fiz milhares de novas amizades, tanto na AIESEC quanto no nosso grupo que vai para o Québec. E foram ótimas amizades. Jerry e Ignez, Jr e Lidi, Will, Gisele e Diogo, Lilian e Jony e muitas outras pessoas. Cultivei com muito carinho as amizades que já tinha. Consegui meu CSQ \o/ Me estressei, surtei, me desesperei em algumas ocasiões. Mas no fim das contas, 2008 foi um ano arretado!! Cheio de conquistas e lições que me deixaram mais preparadas para 2009, que vai ser ainda melhor.

Enfim, deixo aqui meus votos de um feliz Natal para todos e que 2009 seja um ano cheio de saúde, paz, esperança, amor, solidariedade, CSQ's e muitas realizações!

IDH Ranking



Foi publicada a lista dos 179 países e territórios segundo o Índice de Desenvolvimento Humano, com dados relativos à 2006.

O Brasil melhorou a sua situação, mas ainda está no rabo da gata. Menos mal que é no rabo da gata dos paises com IDH Alto.

Mas a grande questão é: o Canadá subiu uma posição e está de volta ao 3º lugar. Muito, mas muito bom isso!!

Segue o link para quem quiser conferir a lista de todos os paises de territórios.


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Chegou!!


E os docs da etapa federal foram entregues ontem à tarde no Consulado Geral do Canadá, em São Paulo!!!

E eu continuo a conjugar aquele maldito verbo hahahahahaha
Exercício de paciência!!!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Encontro Québec no Parque


Saaaaalut mes amis!!


Hoje foi dia de encontro!!




Nos encontramos no Parque da Jaqueira para comemorarmos nossos CSQ's com os amigos e trocarmos experiências com quem ainda não passou pela entrevista!!
Foi muuuuuuuuuuuuuito legal!! Faltou muita gente (Will, Lilian e Jony, Cau e João, Tel e Ed), mas foi muita gente também! Conheci muita gente nova, conheci pessoalmente muita gente que eu só conhecia pela internet!!! E encontrei bons amigos que venho fazendo durante essa jornada rumo ao grande iglu!!! Jerry e Ignez, Lidi e Jr, Binho e Denise que eu já conheço há anos, Bruna... Foi muuuuuito legal!!



Programaremos o nosso próximo encontro no Parque para fim de janeiro!!

Postarei fotos aqui assim que me mandarem, pq eu até levei a câmera, mas tirei duas fotos só hahaha e tô mesmo é com preguiça de baixar agora. Então elas chegam depois!

É isso aí!! Documentos enviados para a etapa federal. Chegaram lá no sábado, mas não tem expediente, então devem entregar novamente na segunda!! Mas depois eu faço um post sobre isso!!

Gros bisous et à bientôt!

ps: fotos sequestradas do blog de Jr e Lidi

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FEL - Francisation en ligne




Salut mes amis!
Acho que alguns de vocês já ouviram falar da francisação online. Para quem ainda não sabe o FEL é o curso de Francisação oferecido pelo Governo do Québec às pessoas que já possuem CSQ. É uma ferramenta muito legal, pelo que me disseram as pessoas que já utilizaram. Lá você desenvolve, não apenas o idioma, mas também o conhecimento sobre a cultura no Québec.

Ainda não consegui me inscrever. Mandei um e-mail para eles e me retornaram, em bom francês, dizendo que apenas dois meses após o CSQ é que podemos nos inscrever, que é o prazo para eles inserirem todos nos sistema, e que me mandariam um e-mail avisando. ¬¬

Enfim, estou na espera.

Sério mesmo, nesse processo de imigração, ou você vira zen ou morre com o estômago corroído por uma úlcera. Ai ai

Vamos lá... conjugando o verbo Attendre!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Papelada

Geeeeeeeeeeente, que coisa mais chatinha é preencher esses formulários! É informação que não acaba mais. Dá até medo da quantidade de informações que a gente coloca lá hahahahahahaha

Mas, já está quase tudo pronto. Só falta mesmo os antecedentes criminais da polícia Federal, que deve sair sexta-feira, pra eu poder enviar. \o/

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Processo de Imigração - Etapa Federal

Salut mes amis!!

E cá estou eu novamente, como diria um amigo meu, presque une canadiene hahahaha. Euzinha, portadora de mais um CSQ nesse mundo nosso!! Muito feliz, muito realizada!! Sei que o babado só começa mesmo quando o visto é emitido e que ainda tenho muito chão pela frente, mas, analisando tudo o que passou, todos os planos que fiz e refiz, muita água já rolou, muitas coisas já foram conquistadas, e eu considero que esse CSQ foi uma grande vitória e uma grande realização sim!!

Bem, sem mais delongas, estou aqui hoje pra falar um pouco da etapa federal do processo de Québec.

Após a entrevista com o escritório de imigração do Québec e obtenção do CSQ, é hora de dar entrada no processo federal. Muitas pessoas gostam de adiantar os documentos, para dar entrada assim que sai da entrevista. Eu sou meio cautelosa com algumas coisas... não quis me precipitar. Então, estou agora correndo atrás desses documentos que são:

1ª parte - Formulários

Preencher os formulários. Isso pode ser feito através do próprio computador.

Depois de preenchidos todos os formulários deve-se pagar a taxa de CAN$ 550,00 por pessoa. (Em dezembro de 2008 - Para poder consultar o valor atualizado em CAN$ vá em https://services3.cic.gc.ca/efee/efee.do?lang=fr)

É recomendável, antes de efetuar o depósito, ligar para o consulado para saber a cotação do dia no qual você for fazer o pagamento. Ligue para 11-5509-4343, e escolha as opções 3, depois 2. Para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem. O sistema automatizado de informações está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A taxa de processamento poderá ser efetuada em Dólar Canadense ou Real, o que lhe for mais conveniente. Para pagamento em Dólar Canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: "Receiver General for Canada". Para pagamento em Real, a taxa deverá ser paga somente através de cheque administrativo ou depósito bancário direto no caixa. Não serve depósito no caixa eletrônico.

Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga. O banco não lhe dará essa informação. O depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em qualquer agência do Banco HSBC. Seu pagamento deverá ser feito em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. O número da agência é 1888 e a conta corrente do consulado é 00116-05.

Apresente o original do comprovante de depósito bancário junto ao seu pedido de visto.

Atenção! Outros métodos de pagamento a EXCEÇÃO de cheque administrativo ou depósito bancário em dinheiro não serão aceitos. Não aceitam transferência entre contas, DOC, TED ou outros.


Documentos que deverão ser anexados juntos aos formulários:

  • CSQ Via - "Immigration";
  • Cópia do passaporte (todos os envolvidos, principais páginas);
  • Cópia simples da certidão de nascimento e casamento (se for o caso)
  • 6 fotos (3,5cm x 4,5 cm) para cada pessoa.

(Ver especificações das fotos no link **Appendix C:****(http://www.cic. gc.ca/english/pdf/kits/guides/E37134. pdf)

  • Certidões Negativas – são apenas três!!

* Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo seu Estado: Um bom lugar pra tirar é no Expresso Cidadão - Tirei a minha na Rua da Saudade. Seguindo pela rua Princesa Isabel, passou a Faculdade de Direito, entra a direita no primeiro sinal. É rápido e custa R$ 9,03 – Sai no dia seguinte. Precisa levar cópia do RG ou Habilitação.

* Certidão Negativa da Justiça Federal: Procure o item "Certidão Negativa" > Certidão On-line. www.jfpe.gov.br


* Certidão de Antecedentes Criminais: Retirar na Policia Federal - Aquele prédio azul na Rua do Apolo (para quem é de Recife) . Sai com 10 dias (corridos) e é de graça. Algumas pessoas me falaram que agora pode ser tirada na internet (http://www.dpf.gov.br/). Mas eu ainda não tenho relatos se o consulado aceita ou não essa certidão emitida pela internet.

Endereço de envio: Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar, 04578-000 - São Paulo, SP - Brasil


Vistos e imigração:

Telefone: (55 11) 5509-4343 Fax: (55 11) 5509-4262

E-mail: spalo-immigration@ international. gc.ca

Horário de expediente: Segunda-feira até quinta-feira: 08:00h - 12:00h, 13:00h - 17:00h

Sexta-feira: 08:00h - 13:30h

Com o número do processo, que você receberá, você poderá verificar o status do processo pelo site do Consulado: https://services3.cic.gc.ca/ecas/authenticate.do

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Feliz dia do Imigrante



E não é que hoje é o dia do imigrante!!?
Então deixo aqui os meus parabéns a todos aqueles que tiveram a coragem de deixar um monte de coisa para trás em busca de um sonho. E aos futuros imigrantes deixo um BONNE CHANCE bem grande e cheio de energias positivas!!

Bisous

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Que rufem os tambores

(Postagem escrita no dia 27 e publicada no dia 28)

Pois é meus amigos e amigas!! O grande dia chegou!!

Foi muito estranho. Eu estava totalmente relaxada até ontem a tarde. A noite começou a bater aquela ansiedade. Ainda assim, consegui dormir bem. Fui dormir tarde terminando os últimos preparativos para a entrevista. Mapas, fotos, apresentações no notebook... e enfim o dia chegou!! Hoje acordei ansiosa, até enjoada hahaha Não tomei café direito... pensem na ânsia! Mas enfim... tomei banho, troquei de roupa e lá fui eu rumo ao hotel Vila Rica. Chego na recepção e pergunto onde estão sendo as entrevistas. O tiozinho falou pra eu aguardar que "ele" ligaria na hora certa para que eu subisse. Sento euzinha na cadeira... e bate aquela "vou dar uma olhadinha nos papéis". HA!! Eis que senão quando a pessoa que vos fala, que saiu de casa com a sensação de que havia esquecido de algo... hmmmm então!! Quando peguei na pasta lembrei que tinha esquecido do contrato de autonomia financeira!!! OH MY GOD!!!

Pois éam!! Lá vai eu, na carinha de pau, perguntar se podia imprimir duas folhinhas no hotel hahahaha Para a minha sorte eles falaram que não tinha problema!!! UFAAAAAAAAAAA!!!

Só uma tensãozinha a mais, pra completar o pacote hhhehehe

Mas enfim, o tiozinho da recepção me chama!! Treme, treme... junta as coisas, treco que só e vamos nós!! Pego o elevador, rumo ao primeiro andar e ao salão Xaxado ¬¬

Há uma porta de vidro... knoc knoc! E vou abrindo já com um sorriso meio nervoso e um "bonjour". Eis que lá está o Msr Eddie. Me responde com outro "bonjour" e "comment allez-vou?". Eu respondo, pergunto como ele está... e tal... depois ficou um silêncio durante uns 2 segundos, mas que pareceram uma eternidade. Então, já que ele não falava eu resolvi falar. Peguei minha pastinha e comecei falando que havia precisado renovar meu passaporte, mas que havia trazido o passaporte antigo também. Ele pediu pra ver. Depois me tacou um "Do you speak english?". Foi uma glória!! YES!! hahahaha Então ele pediu para que eu falasse sobre minha experiência profissional atual em inglês!! GREAT!! Então falei!! Ele voltou ao francês, perguntou sobre o tempo que eu trabalho lá, pediu a declaração, digitou algo no note... perguntou sobre o que fazia antes disso. Falei da empresa que tenho como meus pais... ele pediu a declaração... não pediu prolabore, não pediu contrato, nem imposto de renda... e eu com um calhamaço de papel, tudo certinho lá pra mostrar hehehe mas tudo bem... depois perguntou antes da empresa, onde eu trabalhava. Falei sobre a ONG. Ele sempre muito preocupado com as horas. AS HORAS!!!
Depois que falei sobre a ONG, ele parou um pouco... fez uns cálculos e perguntou: Então, quer dizer que você tem mais de 3 anos de experiência? No que eu respondi que OUI!! Então ele perguntou rapidamente sobre que tipo de emprego eu vou procurar no Canada, se eu já estive lá... com quem eu moro aqui. Olhou muito rapidamente as declarações do francês e o meu diploma. Depois disso ele danousse a digitar no notebook e não falou mais nada O.o
Depois de uns looooongos segundos, a impressora começou a imprimir algo. Já fiquei de olho... depois de um tempo, li, no topo da página as palavrinhas mágicas "Certificado de Seleção do Québec" \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Daí, depois de imprimir umas 4 páginas, ele vira pra mim e diz: "Ah, sim, você foi aceita pelo Québec"!

¬¬

Sei que a minha entrevista durou uns 20 minutos. Ele não implicou com nada, não exigiu nada que eu não tivesse. Na verdade, tinha levado mil documentos e ele não pediu foi nada. Foi supeeeeer tranquilo. Ele não é um poço de simpatia, mas, pelo menos comigo, não foi grosso nem colocou nenhum obstáculo! Foi fantástico!! Rápido, rasteiro e objetivo!!

Alors, J'AI MON CSQ \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Agora é partir para a próxima etapa!!!

Gostaria de comemorar aqui também os CSQ's de Jerry e Ignez, Lilian e Johny, Denise e Binho, Cau e João, e aos que ainda vão fazer como Flávio e Maíra e Renata!!!

Sim, só para constar, aqui vai o meu perfil:

Rossana
28 anos
Formada em Jornalismo em 2005
Mais de 4 anos de experiência (Entre emprego e estágio)
Inglês fluente
380h de francês

domingo, 23 de novembro de 2008

Tá chegando

Geeeeente, como andei sumida!! Faz séculos que não posto nesse blog, ok, I Know!! Mas foram tantas emoções nesses últimos meses que nem sei por onde começar!
Esse segundo semestre tem sido de grandes realizações. Muita correria, mas muita mesmo, mas também muita coisa boa acontecendo! Guinadas, algumas convergentes outras divergentes do plano inicial, mas no fim tudo leval ao mesmo objetivo. Não gosto de ficar espalhando por aí coisas que são apenas planos em andamento... quando essas coisas se concretizarem, vou dando as notícias por aqui!!
No momento, o que posso dizer é que estou a menos de uma semana da entrevista. Estou, desde o começo de outubro, fazendo aulas particulares de francês voltadas para a entrevista. Com Bethe!! Ela é fantáaaastica!! Recomendo a todos!! Apesar dela dizer que meu francês está OK, o receio bate vez em quando. Acredito que ça c'est normal!! Mas... o problema é que eu acho que não estou me dedicando tanto quanto deveria, devido aos 653 milhões de coisas que estou fazendo ao mesmo tempo!! Essa minha mania de abraçar o mundo de uma vez!! Mas a sensação é boa. Eu descobri que quanto mais coisa eu arrumo pra fazer, mais tempo eu arranjo!
As emoções no tocante à entrevista são as mais variadas... mas o medinho, o friozinho na barriga acho que é o mais constante, afinal, é o meu futuro, planejado por anos, sendo decidido por uma pessoa em, mais ou menos, 45 minutos. Já ouvi as mais diversas histórias sobre o entrevistador. Que ele é ótimo, que é objetivo, que é chato... não quero levar isso muito em consideração. Não há nada pior do que você conhecer uma pessoa já tendo uma opinião formada sobre ela. A criação de expectativas é inevitável, mas estou tentando ao máximo não pensar nisso. Tirando o friozinho na barriga, acho que estou tranquila. Muito mais tranquila do achei que estivesse. Afinal, fazer entrevistas em outra lingua virou uma constante pra mim nesses últimos meses.
Soube também que talvez não seja o mesmo entrevistador. Talvez ele só fique aqui até terça. Não sei, I don't know, j ne sais pas, No sé, Jeg vet ikke!!!

Fico por aqui parabenizando os meus amigos lindos que passaram, Li e Johny e Jerry e Ignez, a todos os que eu não conheço e que passaram também, e desejando bonne chance a todos os que estão en train de faire l'entretien!!!
Incluindo a minha pessoa!!! hahaha Desejem-me boa sorte e espero que o próximo post esteja recheado de boas notícias!!!

Bisous et à bientôt!!

domingo, 5 de outubro de 2008

Convocação II - A missão

E eis que, quando chego em casa ontem, havia uma carta do Escritório de Imigração do Québec. O conteúdo da carta é basicamente o mesmo do e-mail de convocação, só que mais completo e contém uma listinha dos documentos que você deve levar para a entrevista, além de uma confirmação que deve ser assinada e enviada, via fax, para o Escritório!!

Contagem regressiva e mergulho de cara no francês!!!


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Les bonnes nouvelles II



Mes amis!!!
É com muita alegria que faço este post!! >< Chegou a minha convocação para a entrevista do processo de imigração do Québec!! Será em Novembro, aqui em Recife mesmo!! \o/ êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Bonne chance !!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Introducing: Le Québec (III)

Política

O parlamento provincial de Quebec, na capital da província, a Cidade de Quebec.O Tenente-Governador representa a Rainha Isabel II como Chefe de Estado do Quebec. O chefe do governo, em prática, e também maior oficial do Poder Executivo da província, é o Premier, ou premier ministre em francês, governador ou primeiro-ministro em português, a pessoa que lidera o partido político com mais cadeiras na Assemblée Nationale, a Assembléia provincial. O governador do Quebec preside sobre um Conselho Executivo, que é o Gabinete da província. O gabinete é formado por 25 diferentes ministros, como o Ministro da Educação, da Economia, do Trabalho, etc, e renuncia se perde o suporte da maioria dos membros do poder Legislativo do Quebec.O Poder Legislativo do Quebec é a Assemblée Nationale, a Assembléia Nacional, que é composta por 125 membros. Cada um dos membros da Assembléia é eleito pela população de um dos 125 diferentes distritos eleitorais da província, para mandatos de até cinco anos de duração. Se o Tenente-Governador dissolver a Assembléia antes destes cinco anos, a pedido do governador, todos precisam concorrer às eleições novamente. Não há limite de termos que uma pessoa pode exercer. Até 1968, o Poder Legislativo do Quebec era bicameral, composto por uma Assembléia Legislativa e por um Conselho Legislativo. Neste ano, a última foi abolida, e a Assembléia Legislativa tornou-se a Assembléia Nacional.A maior corte do Poder Judiciário do Quebec é a Cour d'appel du Québec. Esta é composta de 20 juízes, um deles escolhido por estes juízes para atuar como chefe de justiça. A Suprema Corte do Quebec é a segunda maior corte da província, e é composta por 143 juízes diferentes. Todos os juízes da Cour d'appel e da Suprema Corte são escolhidos pelo governador do Quebec e aprovados simbolicamente pelo Tenente-Governador. Os juízes continuam a exercer seus ofícios até os 75 anos de idade. O Poder Judiciário do Quebec é baseado no Código Civil Napoleônico, ao contrário de todas as outras províncias canadenses, baseadas na Common Law britânica.O Quebec é dividido em 17 distintas regiões administrativas. Estas, por sua vez, estão divididas em regionalidades municipais e em municípios (ou cidades, em francês — ville). Ao contrário do restante do Canadá, o Quebec não possui cidades primárias ou secundárias (cities e towns). Ville pode significar tanto uma cidade primária (city) quanto uma cidade secundária (town). A província não possui vilas. Todas os municípios do Quebec são oficialmente cidades. Basta a presença de uma sede de município para que uma área urbana seja considerada uma cidade, independente do seu número de habitantes — como é de praxe no Brasil, e diferentemente do resto do Canadá, onde uma área urbana precisa ter aproximadamente dois a cinco mil habitantes para ser considerada uma cidade. As cidades do Quebec são governadas por um prefeito e por um Conselho Municipal formado por ao menos seis membros, todos eleitos pela população da cidade. Impostos são responsáveis por cerca de 80% de toda a receita do orçamento do governo do Quebec. O resto provém de verbas recebidas do governo federal e de empréstimos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Les bonnes nouvelles

Salut mes amis!!!

Acabei de receber um telefonema que me deixou muito animada!!! Mas vamos começar do começo (¬¬). No começo dessa semana Ignez encaminhou um e-mail de Leandro, sobre a palestra da Soraya Tandel na Aliança Francesa em São Paulo. No e-mail ele pontuava várias coisas ditas na palestra, inclusive a maravilhosa notícia de que o Escritório de Imigração do Québec estava correndo com as coisas, para poder diminuir o atraso. E mais!! Ela disse também, que os dossiês enviados até maio deste ano seriam entrevistados em novembro/dezembro. Isso já era uma notícia maravilhosa!!! Mas hoje, com esse telefonema, veio a confirmação!! Meus amigos Jerry e Ignez acabaram de receber a convocação para a entrevista, a ser realizada no dia 20 de novembro, EM RECIFE!!!!! Existe notícia melhor do que essa??

Existe sim!! O CSQ nas mãos uahauhauahuahauhuah mas, plagiando a Mylene, pelo amor da vaca jersey!!! (eu adoro essa expressão) Isso foi bom demais!!! Parabéns Ao meus amigos e a todos que venham a receber a tão esperada cartinha por esses dias!!! Isso quer dizer eu tambéms uhauahuahauahuah afinal, meu dossiê foi enviado em abril!! hohoho!!!
Agora é mergulharmos de vez no francês!!

Bisous e bonne chance à tous!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Piquenique na Jaqueira




Salut mes amis!!

Nunca mais postei por aqui, mas essas duas últimas semanas andei bem ocupada com a faculdade e o processo seletivo da AIESEC, depois estive no treinamento e agora o trabalho só começou!! Tiens, no último dia 7 de setembro, o maravilhoso dia do show de Scorpions (hahaha), fizemos um piquenique no Parque da Jaqueira do pessoal de Recife que está indo para Québec. O que, no início, era pra ser um encontrinho só com as pessoas mais próximas e para conhecermos Jr e Lidiane (de Campina Grande que vieram à Recife só para o encontro) acabou sendo um encontrão, suuuuuper divertido!! Foi tudo de bom!! Trocamos idéias, conhecemos pessoas novas e começamos novas amizades!! Que venham os próximos!! Tentarei organizar um em outubro!!






terça-feira, 2 de setembro de 2008

Introducing: Le Québec ( II )

O Quebec é a maior província do Canadá, e a segunda maior divisão territorial canadense, ocupando uma área quase três vezes maior do que a França. Ao norte da província está o Oceano Ártico, ao sul, os estados americanos de Maine, Nova Hampshire, Nova Iorque e Vermont. A leste, as províncias canadenses de Nova Escócia e Terra Nova e Labrador, e a oeste a província canadense de Ontário.

O Quebec é rico em rios e lagos, aspecto geográfico que permite a construção de grandes usinas hidrelétricas para a geração de eletricidade — de importância vital para a economia da província.

O litoral do Quebec junto ao Oceano Atlântico possui 13 773 quilômetros de extensão. Isto inclui qualquer região banhadas pelo mar, como baías, estuários e ilhas oceânicas. Com cerca de 176 mil quilômetros quadrados de seu território coberto por água doce, a área total de água doce de Quebec é a maior do Canadá. Muitos rios, lagos e cataratas fazem da província a líder na produção de energia hidroelétrica. O principal rio de Quebec é o Rio São Lourenço. Florestas cobrem cerca de 55% do território de Quebec — cerca de 825 mil quilômetros quadrados.

O Quebec pode ser dividido em quatro distintas regiões geográficas:

  • O Escudo Canadense, um vasto planalto que cobre a maior parte da província, bem como metade do Canadá. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado e de média altitude, e cobre aproximadamente 90% do Quebec. Ao longo dos anos, o Canadian Shield foi erosionado por geleiras, e muito de seu solo foi erodido por ventos — fazendo com que várias áreas da província sejam formadas apenas por rocha dura e extremamente antiga. O ponto mais alto da província é o Mont d'Iberville, que possui uma altitude de 1 622 metros. Muito da região ainda permanece intacta, seja com suas montanhas rochosas ou com suas florestas boreais.
  • O Vale do Rio São Lourenço, constituído pelo Rio São Lourenço e áreas próximas. Possui cerca de 16 quilômetros de largura, na região da Cidade de Quebec, e 160 quilômetros de largura na altura de Montreal. É uma região de baixa altitude, com uma altitude média de apenas 150 metros acima do mar. O Monte Royal é o monte mais conhecido da região, com seus 223 metros de altitude. É a mais habitada da província, cerca de 80% da população do Quebec mora nesta estreita faixa. A região possui um solo extremamente fértil, e três quintos dos produtos agrícolas do Quebec são cultivados e produzidos ali.
  • A Região do Apalaches, que cobre a região sudeste da província, é uma região de terreno acidentado, caracterizado pela presença de planaltos, rios e lagos. É também uma região cheia de florestas naturais.
  • As Planícies da Baía de Hudson, que cobrem uma pequena parte do noroeste da província são caracterizadas pela sua baixa altitude.

Clima

Devido ao seu tamanho, o clima do Quebec varia, de acordo com a região. No geral, o clima da província é temperado, com quatro estações bem definidas, sendo que a região norte da província apresenta um clima polar. A temperatura média anual da província é de 7ºC no sul do Quebec e de ­-8ºC no extremo norte da província. A temperatura mais alta já registrada é de 40ºC, em Montréal, em 6 de julho de 1921. A menor temperatura já registrada é de ­-54ºC, em Doucet, registrada em 5 de fevereiro de 1923.
Os
invernos do Quebec são frios e longos. No norte da província, a temperatura média no inveno é de -­22ºC, e no verão, de 11ºC. No sul do Quebec, a temperatura média no inveno é de ­-14ºC, e no verão, de 20ºC.
As taxas de
precipitação média anual de chuva variam entre 36 e 80 centímetros no norte da província, a 92 a 105 centímetros no sul. As taxas de precipitação média anual de neve no Quebec é de 69 a 164 centímetros no norte da província, e de 215 e 415 centímetros no sul.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

[OFF TOPIC] Barack Obama




Ontem, no mesmo dia em que completava 45 anos o discurso mais famoso da história, Barack Obama faz o seu próprio discurso, aceitando a candidatura à presidência dos Estados Unidos da Améria pelo Partido Democrata.

No último dia da convenção do partido, Obama lotou o estádio de Invesco Field com mais de 75 mil pessoas. Ovacionado pela platéia, ele foi direto ao ponto. Fez duras críticas ao governo Bush e a McCain e pontuou cada uma de suas propostas.

Propostas grandes. Eu diria até um tanto utópicas. Mas, levando-se em conta que todo discurso político está envolto em demagogias e se formos capazes de abstrair esse detalhe e levarmos em consideração apenas a essência das propostas, a roupagem anti-conservadora, bem menos bélica e voltada para políticas mais sociais e menos elitistas, foi sim um senhor discurso. Obama falou sobre a guerra do Iraque, propostas para educação básica, saúde, economia, segurança, aborto, casamento homossexual, petróleo, combustível renovável, impostos, emprego e mais tantos outros assuntos de interesse nacional e mundial.

Quando a platéia ensaiou uma vaia a McCain, Obama fez questão de dizer que ele era uma pessoa honrada e séria. Mas o problema era no que ele acreditava ser o melhor para o povo americano. "John McCain votou com George Bush 90% das vezes. O senador McCain gosta de dizer que tem critério, mas o que realmente depõe sobre seu critério foi pensar que George Bush esteve certo 90% das vezes", disse o candidato pelo Partido Democrata.

Obama terminou o seu discurso dizendo que não podiam dar as costas para a América nesse momento e que a mudança é necessária. "É hora de mudármos a América e, é por isso, que estou disputando a Presidência (...) Nosso governo deve trabalhar para nós e não contra nós. Não apenas para alguns poucos favorecidos, mas para todos nós", acrescentou.

Momento histórico, onde o primeiro negro se candidata à presidência dos Estados Unidos por um partido grande. E dessa vez, com chances reais de chegar à Casa Branca. E eu vi ao vivo e a cores na CNN!! Viva a TV a Cabo!! Go Obama!!! Torço por você!!

Para saber mais sobre a vida de Barack Obama clique aqui

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Vancouver - Trip Tips



Na Costa Oeste do Canadá, a multicultural Vancouver conjuga praias e montanhas em uma bela paisagem

Quer desfrutar de praias e montanhas numa única cidade e ainda correr o risco de encontrar um "famoso" pela rua? Vá para Vancouver, a cidade de maior prestígio da Costa Oeste canadense, motivo de orgulho para seus habitantes e visitantes. No verão, dias com mais de 15 horas de sol; no inverno, dezenas de pistas para a prática de esportes na neve. Somados ao agito e ao multiculturalismo próprios de uma megalópole, formam um "pacote", no mínimo, singular.

Nada mal começar pelos parques, como o famosíssimo Stanley Park, um dos melhores do mundo com restaurantes, esqui, totens e locais para cerimônias.

Se o passeio for feito no inverno, vale a pena ir a Whistler-Blackcomb Resort ou a Cypress Mountain. O famoso Whistler fica a 126 km da cidade e a 1.250 metros de altitude e funciona também à noite. Outra alternativa é aproximar-se da natureza em uma visita de teleférico a Grouse Mountain. A visão da cidade é simplesmente espetacular. No mesmo acesso fica a Capilano Suspension Bridge, uma atração ímpar: imagine caminhar entre árvores centenárias por meio de uma ponte suspensa de 150 metros de extensão a 75 metros de altura.

A visita de escuna ou hidroavião à ilha de Victoria, capital da província de British Columbia (BC), onde fica Vancouver, é passagem obrigatória. Repleto de locais históricos, o centro da cidade conta com ruas e construções da época como podem ser encontradas em Gastown, distrito que preserva a Vancouver de 1867, quando foi fundada.

O roteiro básico de compras começa no centro da cidade, no Pan Pacific Shopping, passa por Chinatown e vai ao Metrotown, localizado em Burnaby, a 20 minutos de metrô. Se o turista tiver visto para entrar nos Estados Unidos e quiser dar uma esticadinha, pode ir até Seattle. No caminho, dois outlets das melhores marcas têm preços de fazer rir.

A simpatia dos habitantes, que lembra a receptividade brasileira, é um reforço a mais no convite a visitar as praias. Entre as badaladas estão a de English Bay e Kitsilano Beach, está última com entrada gratuita, que abrigam eventos e muita gente praticando esporte. As mais tranqüilas são Jericho Beach e Spanish Banks, com extensas áreas para piquenique, ciclovia e esportes. E há ainda uma de nudismo, para quem tiver disposição de descer e depois subir uma escadaria de 370 degraus, a Wreck Beach.

No mundo das artes, além de escolas, galerias, exposições, feiras, teatro e salas de cinema, o turista pode ter a sorte de encontrar alguma celebridade atuando em um set ao passear pela cidade. Com o mesmo fuso horário de Los Angeles, Vancouver é palco de cerca de 10% da produção hollywoodiana, entre filmes e séries feitas para a TV e, por isso, é chamada de Hollywood North.

Assim como os sotaques que se ouvem pelas ruas (sul-asiáticos, europeus, escandinavos e americanos), a rica gastronomia é também diversa e encontra expressões tradicionais acessíveis em mercados como o Granville e em bons restaurantes e cafés na Robson St., Davie St. e Denman St.

Visitar as praias de bicicleta, ir ao Mercado Municipal de Granville, encontrar pessoas do mundo inteiro visitando o porto mais movimentado do Canadá e os bairros étnicos como Chinatown, Little Italy, entre outros, são maneiras de aproveitar o sol do verão que nasce às 7h e vai embora perto das 22h em Vancouver. Algo imperdível para um bom brasileiro.

GRUPO DE DISCUSSÃO

Vancouver
Conhece a cidade? O que você recomenda?

NO UOL

Folha Turismo
Vancouver ostenta natureza por ar e mar

Viaje Aqui
Na Costa Oeste canadense, eis uma cidade do bem-viver

Viagem e Turismo
Parques verdinhos e ruas só para ciclistas fazem de Vancouver a cidade mais legal do Canadá

INFORMAÇÕES E SERVIÇO

Site do país - www.canada.gc.ca

Site da cidade - www.city.vancouver.bc.ca

Site de turismo do país - www.canada.travel/selectCountry.html

Site de turismo da cidade - www.tourismvancouver.com

Idioma - O Canadá tem duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Na província de British Columbia predomina o inglês. As demais línguas mais faladas são punjabi, alemão, italiano, francês, filipino e espanhol.

Fuso horário - 5 horas a menos em relação a Brasília

DDI - 1

Código de acesso da cidade - 604

Telefone de emergência - 911 (polícia, bombeiros e ambulâncias)

Embaixada brasileira em Vancouver - O Consulado do Brasil em Vancouver tem jurisdição sobre as províncias de British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Yukon e Northwest Territories. Entre vários serviços, o Consulado oferece emissão de passaportes para brasileiros e vistos de entrada no Brasil para canadenses. Funciona de seg. a sex., das 9h30 às 14h. Park Place, 666 Burrard Street, 20th Floor, Suite 2020, Vancouver B.C. V6C 2X, tel. (604) 696-5311 consbrasvancouver@gmail.com

Bebidas alcoólicas - Na Colúmbia Britânica, província em que está Vancouver, menores de 19 anos não podem entrar em danceterias que servem bebidas alcoólicas.

Informações turísticas - Há em Vancouver dois centros de informações aos visitantes. Um deles fica na Vancouver Art Gallery Plaza, localizada na Robson Street, e o outro no 200 Burrard Street.

Moeda - Dólar canadense
Os centavos em Vancouver tem nomes variados:
$0,01 - penny
$0,05 - nickel
$0,10 - dime
$0,25 - quarter
$1,00 - loonie
$2,00 - toonie

Valor de troca - 1 dólar canadense = 0,94 dólares americanos = 1,59 reais

Câmbio - Recomenda-se ter a moeda local à mão ao desembarcar no país, mas os bancos canadenses autorizados, casas de câmbio, ou escritórios de corretores de câmbio também fazem a troca. O dólar americano é aceito em alguns hotéis e na maioria dos estabelecimentos comerciais e restaurantes visitados por turistas. Pode acontecer do estabelecimento cobrar uma taxa de 10%, diferente da publicada por instituições financeiras. Mas dificilmente você ficará na mão se tiver um cartão de crédito internacional. Eles são aceitos por toda a parte.

Gorjetas - É padrão dar gorjetas de 15% do valor gasto nos restaurantes.

Telefone - Estão à venda em todos os cantos (lojas de conveniência, entre outros) cartões para fazer ligações telefônicas. Eles custam 5, 10 ou 20 dólares. O cartão de 10 dólares, por exemplo, permite conversar em média duas horas com o Brasil.

Correio - Há muitos correios no centro da cidade. O principal fica aberto das 8h30 às 17h30 e está localizado no 349 West Georgia Street. Outros ficam abertos até mais tarde, como o Canadian Greetings que fica no 1014 Robson Street.

Internet - É muito fácil encontrar Internet na cidade. Além da biblioteca pública, localizada no 350 West Georgia Street, que oferece acesso gratuito, dois outros lugares que oferecem o serviço são o Vancouver Business Plus‎ (360 Robson, tel. 604 685-0877) e o Nicola Internet Cafe‎ (1565 Robson Street, tel. 604 408-1559‎).

Segurança - Vancouver é uma cidade segura inclusive para caminhadas, especialmente nos locais mais freqüentados por turistas. O departamento turístico da cidade recomenda, no entanto, que os visitantes tomem as precauções costumeiras como em qualquer grande cidade.

Vacinas - Não são necessárias.

Voltagem e tomadas - 110 volts.

UOL VIAGEM

Introducing: Le Québec ( I )

Dando continuidade à séries de postagens "Introducing", vou aqui começar a apresentar o Québec!! Bienvennu!!



O Quebec (em francês: Québec) é uma das dez províncias do Canadá. É a maior província do país, e a segunda mais habitada do Canadá. Cerca de 24% da população do Canadá vive dentro dos limites da província. A maior cidade de Quebec é Montreal, que é também a segunda maior do país. Sua capital é a Cidade de Quebec.
Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de
franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província. A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura das estruturas das cidades.

O Quebec possui vastos recursos naturais — entre elas, estão inúmeros rios e lagos, muitas florestas e atualmente, o Quebec é o maior produtor de energia elétrica do Canadá; a maior parte dessa energia é gerada em hidrelétricas e em usinas nucleares. A província produz cerca de 26% dos produtos industriais e agropecuários do Canadá. Os principais produtos são alimentos, madeira e derivados, aviões, químicos e roupas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

[OFF TOPIC] Show Andre Matos em Recife



Finalmente vou poder ver e ouvir ao vivo o Show do André. Eu estava sabendo que o show seria Andre Matos e Dr. Sin, mas pelo visto não. Bem, que venham mais. 7 de setembro temos Scorpions, 24 de outubro Symphony X e em Novembro Nightwish!!
Dessa vez eu levo a câmera!!

Local: Clube Português do Recife
Data: 30/Ago (sábado)
Horário: 22h
Ingresso: R$20,00
Info: (81) 3221-2091 (BlackOut Discos)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Canada's Best Places to Live - Prosperity

Rank das melhores cidades para se viver no Canadá!!

AQUI!!


Canada anuncia novas medidas de imigração





O Governo do Canadá acaba de lançar uma nova classe de imigrantes: Canadian Experience Class.
A medida vai ajudar trabalhadores temporários e estudantes que se formaram em universidades canadenses, com experiência de trabalho, a conseguirem o visto de residente permanente e, eventualmente, a cidadania. Os aplicantes deverão demonstrar habilidades linguísticas também. O comunicado está publicado no Site de Imigração Canadense.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Palestras Imigração




Salut mes amis!!

Ontem fui à palestra do Escritório de Imigração do Québec.
Teatro cheio e eu cheguei atrasada, pois só saio do trampo às 19h. Então cheguei e sentei láaaa em cima, no balcão. Uma visão maravilhosa do cucuruto do M. Benoir St-Jean (¬¬). Mas no final das contas o que rolou foi o de sempre. Poucas novidades, ao meu ver. M. Benoir falou, entre outras coisas, que esses rumores que andam assombrando aquelas pessoas que pretendem dar entrada no processo no futuro, de que o Québec vai diminuir o número de imigrantes, ou ainda que vai fechar as portas da imigração são apenas rumores. Comentou que o número de imigrantes em 2007 foi de 44 mil e que para 2008 a previsão é de 55 mil. Falou também, que o período de espera é de 6 a 8 meses (etapa provincial), mas que está um pouco atrasado devido à mudança do Escritório de B.A para São Paulo. Mas disse também que o pessoal já deu uma adiantada legal esse último mês.
Os critérios de seleção são os mesmos. As áreas com alta oferta de emprego são as mesmas e as profissões que pontuam mais continuam sendo Química (e afins) e estatística.

Basicamente nenhuma novidade. No final na palestra conheci os meus amigos virtuais (não mais) Jerry e Ignez!! Uns fofos!! Batemos papo e trocamos idéias!!

E vamos que vamos!!

À bientôt!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

E chegou a cartinha



Salut mes amis!!

Pois é!! A cartinha do Escritório de Imigração do Québec chegou hoje. Datada de 1° de julho. Ou seja, meu processo foi aberto desde o começo do mês passado. Isso é bom.
A cartinha contém o textinho padrão, dizendo que nos próximos 8 meses eles entrarão em contato dizendo que destino foi dado à minha demanda de Seleção do Québec. Se eu vou passar pela entrevista ou não. Tic tac tic tac o relógio está andando.

Eu colocaria a cartinha aqui se o meu scanner não estivesse com dor de dente, gritando e se recusando a funcionar ¬¬

Tiens, c'est ça!! Enquanto isso vou pesquisando sobre o Québec para a aula de francês de segunda!!!

Bisous

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Palestras

Seguem as datas das palestras sobre Imigração Quebec em Recife:

Dias 11 e 12 de agosto de 2008.
Teatro Valdemar de OliveiraPraça Osvaldo Cruz, 412 – Boa Vista
Horário: das 18h30 às 21h30.

Dia 13 de agosto de 2008.
CEFET PEAv. Prof. Luiz Freire, 500 – Cidade Universitaria
Horário: das 18h30 às 21h30.

Para participar, inscreva-se no dia de sua preferênciae somente uma vez, diretamente no site:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.asp


Eu me inscrevi no dia 12!

Junto com o e-mail, vem esse textinho abaixo. Enjoy it!!

QUEBEC, TERRA DE OPORTUNIDADESSituada na região nordeste da América do Norte, a Província de Quebec, parte francesa do Canadá, possui 7,5 milhões de habitantes. A província é famosa por sua qualidade de vida e por oferecer inúmeras vantagens aos imigrantes, em particular: oportunidades de emprego na sua área de formação, alta renda per capita, uma sociedade segura, programa de saúde gratuito e um sistema de educação moderno. Quebec é um local privilegiado para viver.Através de um processo ágil e transparente, é possível imigrar para Quebec com um Visto de Residência Permanente que permite morar e trabalhar legalmente no país sendo que, após três anos de residência no Canadá, é possível solicitar a cidadania canadense.O perfil buscado é brasileiro jovem (idealmente até 35 anos), com diploma (técnico, tecnólogo ou universitário), experiência profissional, disposto a aprender francês.Quebec tem uma política de incentivo à imigração que visa suprir o carente mercado interno de mão-de-obra e assim garantir seu crescimento econômico. Nos próximos anos, mais de 250 mil novos postos de trabalho serão abertos, dos quais 70 mil em Montreal. Quebec tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Canadá e uma economia diversificada, destacando-se os setores de T.I., telecomunicações, biotecnologia, meio ambiente, serviços e recursos naturais.A província busca imigrantes brasileiros que estejam interessados em crescer com o Quebec. Hoje, Quebec conta com cerca de 2.5 mil brasileiros, principalmente na região da Grande Montreal.Não estamos oferecendo emprego. Os profissionais que imigram para Quebec têm a responsabilidade de encontrar seu próprio trabalho e para tanto, contam com o apoio do Governo de Quebec.

domingo, 27 de julho de 2008

Abertura do Processo

Gente, é com muita alegria que faço esse post ahahahah
Acabei de receber a fatura do cartão e está lá o débito da taxa de abertura do processo de imigração! Nada de cartinha, devido à greve dos correios... mas acredito que deve estar chegando esses dias. O importante é que o processo foi aberto!! Mais ou menos 3 meses depois do envio do dossiê. Não dá pra saber a data exata até chegar a carta, né?!

Bem, vamos lá agora, enfiar a cara no francês mais do que nunca e roer as unhas esperando pela resposta da análise dos documentos, ou seja - se for positiva resulta na entrevista... se não... mas tudo vai dar certo!!

Quando a cartinha chegar eu posto ela aqui!!

Bisou et àbientôt!!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Statistiques de la criminalité

En 2007, le taux global de criminalité au pays, fondé sur les données de la police, a diminué pour une troisième année consécutive, poursuivant ainsi la tendance à la baisse observée au chapitre des crimes déclarés par la police depuis le sommet atteint en 1991.

plus de informacion ICI

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Novas Regras para Imigração

Government of Canada announces consultations on immigration priorities

Ottawa, July 3, 2008 — The Honourable Diane Finley, Minister of Citizenship and Immigration, today released details of consultations on Canada’s immigration priorities, following the passage of changes to Canada’s immigration legislation under Budget Bill C-50.

The new immigration law gives the Minister the authority to issue instructions on which categories of applications are prioritized, returned with a refund or held for future consideration.

The new law is intended to stop the growth of the backlog of applicants so that, ultimately, people who want to come to Canada receive a decision within 6 to 12 months instead of the 6 years it can take now. The new law also more closely aligns Canada’s immigration system with labour shortages so that immigrants who come to Canada will have more opportunities to find employment in their chosen fields.

The consultations will focus on identifying critical occupational shortages, the role of immigration in responding to them, and any barriers to foreign credential accreditation.

They will help develop instructions to immigration officers on which applications are identified for priority processing, particularly in the federal skilled worker category.

“The changes to Canada’s immigration law allow us to bring to Canada more quickly those immigrants with the skills that match Canada’s labour market needs,” said Minister Finley. “We are now consulting to make sure we accurately define those needs. This will help our economy and help newcomers better support their families.”

Beginning July 7th, the Department will consult with all provinces and territories, as well as key stakeholders, through a series of face-to-face meetings and videoconferences. A consultation schedule is attached. Representatives from business, labour, and academic and non-government organizations will be invited to these sessions.

The Minister will also consult national stakeholders at a roundtable in August. Other organizations or interested individuals who wish to provide input can submit their feedback online at www.cic.gc.ca until the end of July.

“We committed to consulting across the country and we are delivering on that commitment,” said Minister Finley. “I believe this inclusive approach will help identify the categories of workers who get priority, and will allow us to prepare instructions that reflect the knowledge and expertise of the provinces, territories and stakeholders.”

Following consultations, the instructions will be published in the Canada Gazette and available on the Citizenship and Immigration Canada (CIC) website at www.cic.gc.ca. They will also be tabled in Parliament as part of the Annual Report on Immigration.

To meet the 2008 immigration plan, which calls for the admission of 240,000 to 265,000 new permanent residents, CIC missions around the world continue to process applications submitted before February 27, 2008, the date the legislation takes effect. With wait times exceeding six years in some categories, few missions are currently processing applications received in 2008, which is expected to be a transition year.

The legislation will not affect agreements with the provinces to process provincial nominees or, in the case of Quebec, Quebec skilled workers. It cannot affect refugee protection, nor is it intended to affect our goals for family reunification. This means CIC continues to process applications in those areas in the usual way.

Applications from federal skilled workers who already have a job arranged for them when they arrive will also be processed. Other applications received on or after February 27, 2008 in the federal skilled worker category will be considered for possible processing once the instructions are issued.

Consultation sessions themselves will not be open to the general public or media. Documents that form the basis of the consultations are attached and available at www.cic.gc.ca.


Informações retiradas de: http://www.cic.gc.ca/english/department/media/releases/2008/2008-07-03.asp




Pois é mes amis!! O semestre do Senac acabou no último dia 4. Encerrei com notas excelentes. Mas não farei o último semestre lá. Com dois semestres eu tenho 340 horas/aula de francês. Mais do que suficiente para a minha situação. Então vou investir agora em aula particular voltada para conversação. De qualquer maneira, não vai haver turma de avançado (ou pós - intermediaire como eles chamam) no meu horário, e em outro eu não poderia fazer. Então eu e mais 3 amigos do Senac começamos hoje a aula particular. Muito legal, conversamos bastante. Teremos 4 horas por semana das quais 2 serão de gramática e só de conversação com tema já escolhido para quarta-feira: Le Cinema!!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Les bonnes nouvelles




Hoje foi um dia de despedidas!! Mas como eu sempre digo, despedidas não têm que ser tristes. Minha irmã (do meio) embarcou rumo à Noruega, onde deve passar um ano, ou talvez mais. A saudade é grande, mas a felicidade por ela estar seguindo rumo a um futuro cheio de perspectivas maravilhosas, em um país fantástico e cheio de homens bonitos (kkkkk) é muito maior. Não consigo ficar triste, ou chorando no aeroporto ou pelos cantos da casa. Estou torcendo para que tudo dê certo e ela possa ser ainda mais feliz longe desse calor brasileiro hahahaha GO SIS, GO!!!

Continuando com as boas notícias, o pessoal que enviou o dossiê para o processo de Québec em março já começou a receber a cartinha/e-mail de confirmação da abertura do processo. Tomara que a fila comece a andar agora e sem mais delongas. Ao pessoal que enviou por essas datas, olho no e-mail/spam e correio!! Ontem completei dois meses de envio \o/. Até que passou relativamente rápido.

Tiens, c'est ça!! bonne chance à tout le monde que a envoyé le dossiê!!
À bientôt!!

domingo, 8 de junho de 2008

Vancouver 2010

Só mais um video!! Mesmo morando em Québec, espero verdadeiramente poder estar em Vancouver para o Winter Olympic Games em 2010!!! eu TENHOOOOO que ver as provas de figure skating!!!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Aniversário e Despedida

Pois é pessoas!! Hoje, às 21h estarei comemorando o meu niver (que é apenas dia 21) e a despedida da minha irmã Dea que está indo morar na Noruega no próximo dia 24 !!

Será no Bar Vapor 48 (Cais das 5 pontas, 145) - Ao lado do Catamarã!!

O dia que começou com festa vai terminar com festa!!

Hoje foi também o dia do SENART!! E eu não vou nem contar as presepadas de hoje!! Comecei fazendo uma apresentação de Kung fu e Tai chi, junto com Kerol, a pedido da professora de mandarim e acabei interpretando uma raposa na encenação do Le Petit Prince que a minha turma fez!! Foi hilário!!

Como eu estava muito ocupada dando uma de raposa, não deu pra tirar fotenhas!! Mas depois vou ver se consigo algumas e coloco aqui!!

À Bientôt mes amis!





sexta-feira, 30 de maio de 2008

Oh Mundo Cruel



Hoje de manhã, na aula de francês, estava conversando com uma amiga que mandou o dossiê para o processo de Québec no dia 15 de março. Como ela não obteve resposta até agora, resolveu ligar para o Escritório de imigração e perguntar a quantas anda o babado. Eis que informam a ela que, muito provavelmente, a entrevista dela deve ficar para o ano que vem, pois nas entrevistas de set/out serão chamados o pessoal que deu entrada de agosto a dezembro no ano passado O.o

Eu estava achando que isso seria realmente possível, tendo em vista que muita gente que deu entrada muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito antes de mim ainda não teve um "ai" de resposta, comecei a imaginar que minha entrevista não sairia no prazo planejado )õ=

Balde de água fria maior do que esse... sei não!! Sinto dizer... mas acho que a espera será bem maior do que o imaginado!!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Enquanto isso, na sala de justiça...

Pois é, enquanto espero (indefidamente) por uma resposta do Escritório de Imigração do Québec, vou arrumando o que fazer. E isso não falta, afinal tenho um plano de imigração para pôr no papel (por que está só dans ma tête) e muito francês para aprender!!

E por falar em francês, vou colocar aqui umas expressões que aprendi na aula essa semana que achei interessantes. Talvez não sirvam de nada na minha vida, já que o quebecois é cheio de expressões e possivelmente, quase certamente, são diferentes das francesas. Mas ainda assim, vou colocá-las aqui!!

Je n'ai la moindre idée - Igual ao português, significa Não tenho a menor idéia

Ça lui sort par les yeux - Isso salta pelos olhos - usado quando uma pessoa tem algo em excesso!! Aqui a gente costuma dizer: tinha comida saindo pelo ladrão, ou fulando tem dinheiro saindo pelo ladrão (onde ladrão é uma compressão de Cano Ladrão)

Ça lui entre par une oreille et ça lui sort par l'autre - Entra por um ouvido e sai pelo outro - igual ao português

Il traité ce problème par-dessus la jambe - Fazer uma coisa mal feita, sem se preocupar. O nosso "fazer nas coxas"

Il gagné les doigts dans le nez - Ele conseguiu com o dedo no nariz (ecaaa), com facilidade. O nosso "faz de olho fechado"

Il a les yeux plus grand que le ventre - Tem os olhos maior do que a barriga - Igual ao português

Il perd la tête - Perder a cabeça

Il a les bras long - Ele tem os braços longos - ele tem influência - Aqui a gente diz que tem peixe ou que tem as costas quentes

Il a le coeur sur la main - Tem o coração na mão - Quer dizer que ele é generoso - Aqui quando alguém está com o coração na mão, está apreensivo heheheehe

Il a le estomac dans les talons - Estar com o estômago nos saltos O.o - Estar morto de fome - Estranha essa, mas se bem que a qui a gente usa estar com o estômago colado nas costas

Il donne la langue au chat - Da a lingua ao gato - Não pode achar uma solução

Interessante, né? Adorei essa aula. Até por que, quem me conhece sabe que eu sou a rainha das expressões... não vivo sem elas!!!

à bientôt mes amis!!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

[OFF TOPIC] Gammaray e Helloween

Gente, eu sei que isso é um offtopic (hahaha) mas eu tinha que postar!!

Dia desses eu estava me perguntando como seria a cena heavy metal no Canada. Sim, isso é muuuuito importante para mim, amante incondicional do metal. Pensei comigo que pior do que a de Recife não podia ser. No entanto, nunca tinha ouvido falar de grandes shows no Canada!!
Depois, nas minhas andanças pelos blogs dos emigrados, achei um post (Conexão Toronto) sobre o show do Maiden dessa última turne (Somewhere back in time) e outros shows mais. Fiquei mais tranquila em pensar que terei a oportunidade de ir a shows que nunca iria em Recife. Aqui a coisa já foi mais animada. Já tivemos Blind Guardian, Stratovarius duas vezes, King Diamond, Blaze Baley, Krisium, Kreator e Destruction e mais mil outros shows. Depois deu uma esfriada morgante. Mas agora começamos bem e o ano promete!! Hoje tivemos aqui duas bandas clássicas do metal melódico, Gammaray e Helloween! Show de tirar o fôlego, com direito aos melhores clássicos de ambas as bandas, excelentes performances tanto de Kai Hansen como de Andi Deris (que eu nem sou muito fã) e fechado com chave de ouro na dobradinha com a presença de todos no palco tocando I WANT OUT. Simplesmente fantástico. Estava precisando de uma injeção de metal na veia (ou seria nos ouvidos?) assim, ao vivo e a cores pra tubinar os ânimos para o que vem por aí ainda este ano!! Em Recife ainda teremos Scorpions (tá, não é metal, mas todo headbenger gosta), Nightwish e tudo certo para o show da aclamada Symphony X dia 24 de outubro (é aí que eu infarto!!!). Vou me despedir do Brasil com Chave de ouro!!!


Único arrependimento do dia: ter tido o receio de levar a minha câmera e fazer super fotos pro!! )=



Helloween - outra coisa não, mas GATO
o Sasha Gerstner é!! OMG









Fim do Show - Todos no Palco



Gammaray


Irmãs que ouvem metal unidas permanecem unidas



Esse cara ainda vai ser famoso