O Quebec é rico em rios e lagos, aspecto geográfico que permite a construção de grandes usinas hidrelétricas para a geração de eletricidade — de importância vital para a economia da província.
O litoral do Quebec junto ao Oceano Atlântico possui 13 773 quilômetros de extensão. Isto inclui qualquer região banhadas pelo mar, como baías, estuários e ilhas oceânicas. Com cerca de 176 mil quilômetros quadrados de seu território coberto por água doce, a área total de água doce de Quebec é a maior do Canadá. Muitos rios, lagos e cataratas fazem da província a líder na produção de energia hidroelétrica. O principal rio de Quebec é o Rio São Lourenço. Florestas cobrem cerca de 55% do território de Quebec — cerca de 825 mil quilômetros quadrados.
O Quebec pode ser dividido em quatro distintas regiões geográficas:
- O Escudo Canadense, um vasto planalto que cobre a maior parte da província, bem como metade do Canadá. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado e de média altitude, e cobre aproximadamente 90% do Quebec. Ao longo dos anos, o Canadian Shield foi erosionado por geleiras, e muito de seu solo foi erodido por ventos — fazendo com que várias áreas da província sejam formadas apenas por rocha dura e extremamente antiga. O ponto mais alto da província é o Mont d'Iberville, que possui uma altitude de 1 622 metros. Muito da região ainda permanece intacta, seja com suas montanhas rochosas ou com suas florestas boreais.
- O Vale do Rio São Lourenço, constituído pelo Rio São Lourenço e áreas próximas. Possui cerca de 16 quilômetros de largura, na região da Cidade de Quebec, e 160 quilômetros de largura na altura de Montreal. É uma região de baixa altitude, com uma altitude média de apenas 150 metros acima do mar. O Monte Royal é o monte mais conhecido da região, com seus 223 metros de altitude. É a mais habitada da província, cerca de 80% da população do Quebec mora nesta estreita faixa. A região possui um solo extremamente fértil, e três quintos dos produtos agrícolas do Quebec são cultivados e produzidos ali.
- A Região do Apalaches, que cobre a região sudeste da província, é uma região de terreno acidentado, caracterizado pela presença de planaltos, rios e lagos. É também uma região cheia de florestas naturais.
- As Planícies da Baía de Hudson, que cobrem uma pequena parte do noroeste da província são caracterizadas pela sua baixa altitude.
Clima
Devido ao seu tamanho, o clima do Quebec varia, de acordo com a região. No geral, o clima da província é temperado, com quatro estações bem definidas, sendo que a região norte da província apresenta um clima polar. A temperatura média anual da província é de 7ºC no sul do Quebec e de -8ºC no extremo norte da província. A temperatura mais alta já registrada é de 40ºC, em Montréal, em 6 de julho de 1921. A menor temperatura já registrada é de -54ºC, em Doucet, registrada em 5 de fevereiro de 1923.
Os invernos do Quebec são frios e longos. No norte da província, a temperatura média no inveno é de -22ºC, e no verão, de 11ºC. No sul do Quebec, a temperatura média no inveno é de -14ºC, e no verão, de 20ºC.
As taxas de precipitação média anual de chuva variam entre 36 e 80 centímetros no norte da província, a 92 a 105 centímetros no sul. As taxas de precipitação média anual de neve no Quebec é de 69 a 164 centímetros no norte da província, e de 215 e 415 centímetros no sul.
2 comentários:
Quebec é tudooooooooooo!!!
Lugar mais lindo!!!!
=DDDDD
=********
Te mantenho informada!
Se qusier saber de alguma coisa, me avise!rs
Eu imagino, ainda mais pra quem gosta!rs
=****
Postar um comentário