quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Que rufem os tambores

(Postagem escrita no dia 27 e publicada no dia 28)

Pois é meus amigos e amigas!! O grande dia chegou!!

Foi muito estranho. Eu estava totalmente relaxada até ontem a tarde. A noite começou a bater aquela ansiedade. Ainda assim, consegui dormir bem. Fui dormir tarde terminando os últimos preparativos para a entrevista. Mapas, fotos, apresentações no notebook... e enfim o dia chegou!! Hoje acordei ansiosa, até enjoada hahaha Não tomei café direito... pensem na ânsia! Mas enfim... tomei banho, troquei de roupa e lá fui eu rumo ao hotel Vila Rica. Chego na recepção e pergunto onde estão sendo as entrevistas. O tiozinho falou pra eu aguardar que "ele" ligaria na hora certa para que eu subisse. Sento euzinha na cadeira... e bate aquela "vou dar uma olhadinha nos papéis". HA!! Eis que senão quando a pessoa que vos fala, que saiu de casa com a sensação de que havia esquecido de algo... hmmmm então!! Quando peguei na pasta lembrei que tinha esquecido do contrato de autonomia financeira!!! OH MY GOD!!!

Pois éam!! Lá vai eu, na carinha de pau, perguntar se podia imprimir duas folhinhas no hotel hahahaha Para a minha sorte eles falaram que não tinha problema!!! UFAAAAAAAAAAA!!!

Só uma tensãozinha a mais, pra completar o pacote hhhehehe

Mas enfim, o tiozinho da recepção me chama!! Treme, treme... junta as coisas, treco que só e vamos nós!! Pego o elevador, rumo ao primeiro andar e ao salão Xaxado ¬¬

Há uma porta de vidro... knoc knoc! E vou abrindo já com um sorriso meio nervoso e um "bonjour". Eis que lá está o Msr Eddie. Me responde com outro "bonjour" e "comment allez-vou?". Eu respondo, pergunto como ele está... e tal... depois ficou um silêncio durante uns 2 segundos, mas que pareceram uma eternidade. Então, já que ele não falava eu resolvi falar. Peguei minha pastinha e comecei falando que havia precisado renovar meu passaporte, mas que havia trazido o passaporte antigo também. Ele pediu pra ver. Depois me tacou um "Do you speak english?". Foi uma glória!! YES!! hahahaha Então ele pediu para que eu falasse sobre minha experiência profissional atual em inglês!! GREAT!! Então falei!! Ele voltou ao francês, perguntou sobre o tempo que eu trabalho lá, pediu a declaração, digitou algo no note... perguntou sobre o que fazia antes disso. Falei da empresa que tenho como meus pais... ele pediu a declaração... não pediu prolabore, não pediu contrato, nem imposto de renda... e eu com um calhamaço de papel, tudo certinho lá pra mostrar hehehe mas tudo bem... depois perguntou antes da empresa, onde eu trabalhava. Falei sobre a ONG. Ele sempre muito preocupado com as horas. AS HORAS!!!
Depois que falei sobre a ONG, ele parou um pouco... fez uns cálculos e perguntou: Então, quer dizer que você tem mais de 3 anos de experiência? No que eu respondi que OUI!! Então ele perguntou rapidamente sobre que tipo de emprego eu vou procurar no Canada, se eu já estive lá... com quem eu moro aqui. Olhou muito rapidamente as declarações do francês e o meu diploma. Depois disso ele danousse a digitar no notebook e não falou mais nada O.o
Depois de uns looooongos segundos, a impressora começou a imprimir algo. Já fiquei de olho... depois de um tempo, li, no topo da página as palavrinhas mágicas "Certificado de Seleção do Québec" \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Daí, depois de imprimir umas 4 páginas, ele vira pra mim e diz: "Ah, sim, você foi aceita pelo Québec"!

¬¬

Sei que a minha entrevista durou uns 20 minutos. Ele não implicou com nada, não exigiu nada que eu não tivesse. Na verdade, tinha levado mil documentos e ele não pediu foi nada. Foi supeeeeer tranquilo. Ele não é um poço de simpatia, mas, pelo menos comigo, não foi grosso nem colocou nenhum obstáculo! Foi fantástico!! Rápido, rasteiro e objetivo!!

Alors, J'AI MON CSQ \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Agora é partir para a próxima etapa!!!

Gostaria de comemorar aqui também os CSQ's de Jerry e Ignez, Lilian e Johny, Denise e Binho, Cau e João, e aos que ainda vão fazer como Flávio e Maíra e Renata!!!

Sim, só para constar, aqui vai o meu perfil:

Rossana
28 anos
Formada em Jornalismo em 2005
Mais de 4 anos de experiência (Entre emprego e estágio)
Inglês fluente
380h de francês

4 comentários:

Alexandre disse...

Olá !
Parabéns pelo CSQ !
Fica tranquila que o pior já passou. A partir de agora é só ter paciência !

Ale & Dani

Jão disse...

Arrasamos meeeesmo!!!

A minha teve um tom de dramaticidade em alguns momentos, mas foi de certa forma tranquila também.

Parabéns pra nós e agora que venha o federal.

Alvaro disse...

Parabéns Rossana, faz tempo que acompanho seu blog e me sinto meio que "da mesma turma"...é engraçada essa sensaçaõ de proximidade com pessoas que estão vivendo o mesmo que a gente.
Parabéns pelo seu CSQ, adorei seu relato, muito divertido.
Amanhã será a minha vez, provavelmente com Sr. Alcide, mas que seja...não importa mais. Vamos que vamo. Torça por mim.

E dá-lhe federal!!!

abraços
Alvaro
canadaproject.wordpress.com

disse...

Parabéns e boa sorte na etapa federal.