quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nunca deixe pra amanha...

... o que voce pode fazer depois de amanha!

RAH!

Er... humm... algo errado com o ditado acima... eu ACHO!

Pois eh... pra quem nao me conhece, deixe-me aprensentar: Meu nome eh Rossana e eu sou a RAINHA do reino Empurrando com a Barriga! Mestre na arte da procrastinacao! EU!

Pois bem. DITO ISSO, tenho uma historia pra contar...

Era uma vez, uma menina dos zoin verde que chegou no Canada ha UM ANO E NOVE MESES e NAO TIROU Carteira de motorista.

--------------------------------

Momento: Podem me apedrejar! EU MERECO!


--------------------------------

Dai, finalmente, UM ANO E NOVEEEEEEE MESESSSSSSSSSS DEPOIS, ela TOMA vergonha na CARA DE PAU dela e resolve tirar carteira e aqui vai contar pra voces como foi!

Seeeeeeeeeeeeeeguinte:

Aqui, em ONTARIO, funciona assim:

Voce estuda as leis de transito e faz uma prova escrita com 40 questoes. Se passar vc recebe a sua G1, que eh uma carteira que te da direito a dirigir apenas acompanhado por uma pessoa que tenha a G. Voce nao pode dirigir sozinho com a G1.

Depois de um ano com a G1 voce faz o exame para a G2, que te da o direito de dirigir sozinho, mas com algumas restricoes, como por exemplo o nivel de alcool que tem que ser ZERO e a quantidade de pessoas no carro que tem que ser restrita ao numero de cintos de seguranca no carro (oi??).

Mais um ano depois, voce aplica pra G. E ai tera todos os privilegios de ter uma carteira de motorista aqui.

NO ENTANTO, se voce ja tinha carteira de motorista (porte de arma) no Brasil, a coisa muuuuuuuuuuuda de figura.

Dai o processo fica assim:

Vc pega sua carteira de motorista brasileira, VALIDA (se tiver expirada nao vale) e manda um tradutor juramentado traduzir. Vai no consulado do brasil, que funciona das 9 as 13... horario PERFEITO se vc vive de pernas pro ar. Mas se vc trabalha... ta LASCADO. Por tanto a sugestao eh: tira a licenca antes de arrumar um emprego.

Enfim, vai la, paga uma taxa de 24 doooooletas (ja com as taxas inclusas esse preco), e eles vao validar a traducao/ carteira. UMA SEMANA depois vc volta la pra eles te darem um pedaco de papel dizendo que aquele documento eh oficial e PAH!

Ai vc vai num dos lugares que faz a prova (estuda antes, ta?? Fazendo o favor), leva os docs (carteira do brasil + traducao + validacao do consulado) e faz a provinha da G1. Se vc passar, eles te dao um papel que eh uma carteira provisoria enquanto a sua chega pelo correio. A grande diferenca eh que vc, por ja ter experiencia no Brasil, pode aplicar para a G2 OU a G  no dia seguinte!!! Dizem que o teste de rua da G2 eh mais facil do que o da G, por isso algumas pessoa optam por fazer a G2 antes de ir pra G.

Eu ainda nao sei o que faco. Mas devo fazer o teste da G antes de ir pro Brasil. Se a procrastinacao deixar!

Hahahahahahahahah

Um comentário:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Não falo nada não porque minha digníssima esposa tirou essa semana a carteira de motorista após 1 ano e 3 meses aqui. O importante é fazer a sua agora. Torcendo pra tudo dar certo.

E a vida segue...