quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Inglês x Francês

Salut mes amis!!


Cá estou eu de volta!! Depois de um tempo de fuleiragem!! rsrsrsrs

Mas eu sabia que ia ser assim... é mais complicado manter um blog sendo atualizado constantemente ainda estando aqui no Brasil!! Sei que quando chegar no Canadá vai faltar tempo!! Mas não vai faltar assunto!! Pelo menos não pelos primeiros 12 meses!!

Então!! Eu estava conversando com Davi no msn ( http://indoaocanada.blogspot.com/ ) e ele sugeriu falar sobre as diferenças entre o inglês e o francês!! Gostei!! Não vou falar aqui nada técnico... sou jornalista, não sou formada em letras... mas vou falar um pouco sobre o meu ponto de vista em relação às duas linguas!

É meio estranho falar do inglês. Não sei dizer exatamente quando comecei a falar inglês. Não sei desde quando falo inglês!! A verdade é que nunca estudei inglês formalmente!! Desde que eu me entendo por gente ( e olhe que segundo algumas pessoas isso faz muito tempo ¬¬), minha mãe colocava aqueles mini- LP's (tá vendo por que faz tempo que eu me entendo por gente??) que continham historinhas disney. E nesses disquinhos, depois da história, havia umas aulinhas de inglês. Eu era muito pequena. Fora isso, meus pais falavam inglês (hoje perderam um pouco a fluência por falta de prática), e eu cresci ouvindo a melhor música internacional (Beatles e todas aquelas músicas dessa época - QUE NÃO É A MINHA!!). Quando cheguei na 5ª série do 1º grau maior (há pouquíssimo tempo), tive a minha primeira aula de inglês de verdade. Agora me diga quem aprende inglês com aula de escola??

Eu só sei que todo mundo fazia curso na cultura inglesa, no britanic, no ELC... e eu sempre fui uma das melhores alunas sem nunca ter colocado um pé em um curso desses. E eu só sei que essa brincadeirinha de ouvir historinhas com palavrinhas em inglês, de ficar aprendendo a cantar as músicas dos beatles com meu pai, e livrinhos em inglês acabou desenvolvendo uma paixão minha pelo inglês!! E eu, nos tempos da fita de vídeo, alugava desenhos em inglês ou filmes e colocava uma fita crepe colada na TV por cima da legenda, para poder treinar o ouvido!! Era engraçado... no fim das contas, o que aconteceu foi que eu falo, leio, escrevo e entendo inglês numa boa, mas sei muito pouco o porquê das coisas na gramática...

Quando descobri o processo de imigração via Quebec, me vi com a necessidade de aprender francês. Confesso que nunca fui muito apaixonada pela lingua. Sempre achei meio feiosa. Mas, sabe aquela coisa: Se não pode vencê-lo, junte-se a ele!! Desde que, é claro, não venha a ferir nenhum dos meus princípios!!! Foi como quando eu resolvi emagrecer: Pra emagrecer, tenho que gostar de verduras e legumes... logo, passei a gostar. Hoje sou fã de saladas!! O mesmo aconteceu com o francês. Se eu quiser ir para o Canadá tem que ser por Quebec. Então, tenho que aprender francês! Que assim seja!! E como eu jamais me permitiria usar o processo de Quebec e depois me mudar para uma província de lingua inglesa (isso já foi discutido em outro post), cai de cabeça no francês!!! Hoje, com menos de dois meses de aula, estou bem à vontade e amando completamente!!

O engraçado é que, como falo inglês há mil e oitocentos anos, acho que meu cérebro tava meio condicionado no começo a: se não é português, é inglês!! uhauhauhauhauahuahau E eu ficava (e ainda fico um pouco) querendo usar as construções frasais do inglês no francês!! Só que na verdade, pra nós que falamos português o francês se torna menos complicado, já que é tão complicado quanto a nossa lingua materna. Explico: O francês é tão complicado quanto o português!! Ou seja, mesmo que seja difícil ter que aprender todas aquelas conjugações e tempos verbais, a gente já está bem familiarizado com isso!!! Imagina como deve ser pra uma pessoa que fala inglês ou chinês (que são gramaticalmente mais simples) aprenderem francês ou português!?

O fato é que é bom demais!! Estou amando!! Vendo muito TV 5 (canal 108 na Sky), ouvindo música...mas sem deixar de lado o bom e velho inglês, que nunca vai deixar de ser útil, principalmente em um país como o Canadá!!

A bientôt

4 comentários:

Maíra disse...

Eita... tô doida pra começar o francês! Bom saber que você está gostando apesar de nunca ter tido muito interesse na lígua. :)

Karol disse...

Oi Rossana,

Sabe apesar de ter estudado inglês durante muito tempo, hj em dia eu gosto muito mais de estudar francês. Talvez pelo fato de ser tão próximo do português. É sempre interessante e prazeroso aprender uma nova língua. :-)

Butcher disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Butcher disse...

=)

Eu não posso opinar tanto sobre o francês porquê eu fiz só uma aula até agora, e foi experimental hehehe... Sábado vou começar as minhas aulas na Wizard e espero me adaptar bem à tal língua. Inglês não é difícil, mandarim não conheço nem um pouco
=/

Quaaaaaaando eu começar a dar uns pulos no francês eu vou arriscar escrever para ti na tal língua ^^
Posso?

Ahhh, outra coisa, você pode me indicar algumas músicas boas em francês?