segunda-feira, 24 de março de 2008

Mas por que deixar o Brasil?

Encontrei com uma antiga professora de português semana passada no Supermercado. Estava com a minha mãe e irmã. Conversa vai, conversa vem, ela comentou que a filha dela estava no Canada estudando. Minha mãe, por sua vez, comentou que eu estava querendo ir de vez para o Canada. E aí, surge aquela maldita pergunta (ai como eu ODEIO essa pergunta!!) Mas por que esse povo quer ir embora do Brasil?? Como sempre eu fiz um ar de riso e não entrei em detalhes. Já comentei aqui, várias vezes, sobre as pessoas que me perguntam isso, com tom de reprovação e que ficam colocando areia, e dizendo as célebres frases do tipo: "Não é o que você pensa" ou "Isso tudo é uma ilusão." Dessa vez saiu uma assim (não foi a primeira vez) : Você vai ser sempre uma estrangeira lá.

E aí, eu penso em responder e explicar... mas nunca dá tempo. hehehe O que leva a grande maioria das pessoas à imigrarem para outro país é a busca por uma qualidade de vida melhor. É Óbvio que eu também estou atrás disso. Eu busco mais segurança, eu busco melhores oportunidades de emprego, sim, uma parte de mim está atrás de tudo isso.
A grande questão é que eu não odeio o Brasil. Eu não acho Lula o pior presidente do mundo. Pelo contrário, votei nele e voto quantas vezes ele se candidatar. Trabalho com política e acompanho de perto o que está sendo feito em vez de alguns que criticam sem saber de nada ou que não querem enxergar o que está à vista. Mas não estou aqui pra discutir política. Só quero dizer que não é isso que me faz querer deixar o Brasil. Claro, a violência me incomoda muito. Mas não são esses motivos os únicos que me fazem querer ir embora. A grande questão é que eu me sinto uma estrangeira AQUI. Quando eu digo por aí que nasci no país errado, com um tom de brincadeira, tem um fundo enorme de verdade. Eu moro aqui há 27 anos e não me sinto como se fizesse parte dessa cultura. É um sentimento estranho. Nem por isso eu sou infeliz. Talvez incompleta, mas não infeliz. E quando eu estive no Canada eu senti como se tivesse achado o meu lugar. Pode ser que eu chegue lá e sinta que também não faço parte de lá, mas pra isso eu tenho que tentar, ou vou morrer frustrada. É por isso que quando o pessoal pergunta: por que o Canada? `Por que não a Austrália, é menos frio? Eu respondo: meu problema não é sair do Brasil, a questão é ir para o Canada e não para um lugar qualquer.

Só queria que as pessoas entendessem isso hahahahaha

à bientôt

9 comentários:

Claudia e João disse...

É um abuso mesmo essa pergunta. Se a gente tivesse indo pra Cabrobó eu até entendia a indignação mas alô-ôu, uma olhadela básica na mídia e a galera pode ver que Canadá é sinônimo de oportunidade, de melhores condições de vida, segurança, e não só frio e distância.

Mas enfim, já faço logo minha carinha blasé e peço logo o email da pessoa para mandar nossas fotos de lá assim que der, tá meu bein? hahahaha

Pauline disse...

Você disse exatamente o que eu penso nesse post :)

Ainda bem que existem pessoas que pensam como eu, hehe.

Boa sorte na sua empreitada...

Leila e Júnior disse...

OI, Rossana!
Vc disse tudo!! Eu também fico super chateada quando algumas pessoas chegam com essa conversa. Por isso mesmo não comentamos com a família, só vamos falar quando estivermos com os vistos em mãos. Acho que se a opinião é nossa, as pessoas tem que respeitar. E, se elas realmente entendessem um pouquinho que fosse do Canadá, com certeza nos apoiaria..rss.
Beijokas e uma ótima semana!

F Katayama disse...

quando vim nao disse nada a ninguem

quando vim tinha um sentimento de nao pertencer, parecido com o seu

nao dei explicacao nenhuma, e nao ouvi a pergunta, nao dei chance

nao sei muito bem porque vim parar aqui

mas aqui estou

se é melhor aqui do que no brasil, nao é possivel responder.

tem o bom e tem o ruim, como tudo na vida

mas se me perguntar se eu estou feliz e bem aqui, sim estou.

e para aqueles que te perguntam:
a resposta é: melhor tentar do que ficar imaginando como seria se tivesse feito e morrer sem saber. Pelo menos voce terá a chance de saber como é que é no outro lado do mundo. E pode não gostar, o que passa a ser, uma outra história.

Fernando Katayama
Toronto Canada
www.cronicaseblonicas.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá !
Cheguei aqui através de seu post na lista Cara & Coragem.
Vc escreve muito bem, e soube expressar de forma maravilhosa o q eu tb sinto qdo ouço as tais perguntas e comentários cretinos de brasileiro alegrinho e limitado, q nunca vai entender os nossos motivos... parabéns. Ah, faço minhas as suas palvras; temos os mesmos ideais e motivações. E nós não vamos ficar tristinhos e carentes no Canadá, como o pessoal da lista c/ certeza vai... hehehe.
Bjo !

:) disse...

Nada, os shows de metal aqui são ótimos. Estamos aqui há um ano e já fui a:

- kamelot
- maiden
- scorpions
- def leppard
- poison
- dream theater
- linking park

Claudia e João disse...

Mulher, tá bom de eu ter teu msn!!! Estamos na mesma fase do processo =)

Olha, tu vais mandar a ficha 18 (1º grau)? Me diz porque se tu mandar, a gente manda hahahahaha.

Beijo!

Claudia

Leandro.. ou Teks disse...

Nossa... eu te entendo perfeitamente! Penso exatamente como voce...

bjo

Leandro

Claudia e João disse...

me diga se tem notícia melhor do que essa: http://jc.uol.com.br/2008/04/03/not_165173.php

=DDD \o/

Beijo!