sexta-feira, 29 de agosto de 2008

[OFF TOPIC] Barack Obama




Ontem, no mesmo dia em que completava 45 anos o discurso mais famoso da história, Barack Obama faz o seu próprio discurso, aceitando a candidatura à presidência dos Estados Unidos da Améria pelo Partido Democrata.

No último dia da convenção do partido, Obama lotou o estádio de Invesco Field com mais de 75 mil pessoas. Ovacionado pela platéia, ele foi direto ao ponto. Fez duras críticas ao governo Bush e a McCain e pontuou cada uma de suas propostas.

Propostas grandes. Eu diria até um tanto utópicas. Mas, levando-se em conta que todo discurso político está envolto em demagogias e se formos capazes de abstrair esse detalhe e levarmos em consideração apenas a essência das propostas, a roupagem anti-conservadora, bem menos bélica e voltada para políticas mais sociais e menos elitistas, foi sim um senhor discurso. Obama falou sobre a guerra do Iraque, propostas para educação básica, saúde, economia, segurança, aborto, casamento homossexual, petróleo, combustível renovável, impostos, emprego e mais tantos outros assuntos de interesse nacional e mundial.

Quando a platéia ensaiou uma vaia a McCain, Obama fez questão de dizer que ele era uma pessoa honrada e séria. Mas o problema era no que ele acreditava ser o melhor para o povo americano. "John McCain votou com George Bush 90% das vezes. O senador McCain gosta de dizer que tem critério, mas o que realmente depõe sobre seu critério foi pensar que George Bush esteve certo 90% das vezes", disse o candidato pelo Partido Democrata.

Obama terminou o seu discurso dizendo que não podiam dar as costas para a América nesse momento e que a mudança é necessária. "É hora de mudármos a América e, é por isso, que estou disputando a Presidência (...) Nosso governo deve trabalhar para nós e não contra nós. Não apenas para alguns poucos favorecidos, mas para todos nós", acrescentou.

Momento histórico, onde o primeiro negro se candidata à presidência dos Estados Unidos por um partido grande. E dessa vez, com chances reais de chegar à Casa Branca. E eu vi ao vivo e a cores na CNN!! Viva a TV a Cabo!! Go Obama!!! Torço por você!!

Para saber mais sobre a vida de Barack Obama clique aqui

2 comentários:

Claudia e João disse...

eu também torço por ele mas tenho tanto o pé atrás na política e nos estados unidos que eu fico só de longe mesmo.

:)

Claudia e João disse...

e well... se é pra acreditar, dá uma olhada nisso aqui:

http://www.nytimes.com/interactive/2008/08/27/us/politics/20080827-winterobama-mutimedia/index.html

beijos :**