terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Processo de Imigração - Etapa Federal

Salut mes amis!!

E cá estou eu novamente, como diria um amigo meu, presque une canadiene hahahaha. Euzinha, portadora de mais um CSQ nesse mundo nosso!! Muito feliz, muito realizada!! Sei que o babado só começa mesmo quando o visto é emitido e que ainda tenho muito chão pela frente, mas, analisando tudo o que passou, todos os planos que fiz e refiz, muita água já rolou, muitas coisas já foram conquistadas, e eu considero que esse CSQ foi uma grande vitória e uma grande realização sim!!

Bem, sem mais delongas, estou aqui hoje pra falar um pouco da etapa federal do processo de Québec.

Após a entrevista com o escritório de imigração do Québec e obtenção do CSQ, é hora de dar entrada no processo federal. Muitas pessoas gostam de adiantar os documentos, para dar entrada assim que sai da entrevista. Eu sou meio cautelosa com algumas coisas... não quis me precipitar. Então, estou agora correndo atrás desses documentos que são:

1ª parte - Formulários

Preencher os formulários. Isso pode ser feito através do próprio computador.

Depois de preenchidos todos os formulários deve-se pagar a taxa de CAN$ 550,00 por pessoa. (Em dezembro de 2008 - Para poder consultar o valor atualizado em CAN$ vá em https://services3.cic.gc.ca/efee/efee.do?lang=fr)

É recomendável, antes de efetuar o depósito, ligar para o consulado para saber a cotação do dia no qual você for fazer o pagamento. Ligue para 11-5509-4343, e escolha as opções 3, depois 2. Para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem. O sistema automatizado de informações está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A taxa de processamento poderá ser efetuada em Dólar Canadense ou Real, o que lhe for mais conveniente. Para pagamento em Dólar Canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: "Receiver General for Canada". Para pagamento em Real, a taxa deverá ser paga somente através de cheque administrativo ou depósito bancário direto no caixa. Não serve depósito no caixa eletrônico.

Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga. O banco não lhe dará essa informação. O depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em qualquer agência do Banco HSBC. Seu pagamento deverá ser feito em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. O número da agência é 1888 e a conta corrente do consulado é 00116-05.

Apresente o original do comprovante de depósito bancário junto ao seu pedido de visto.

Atenção! Outros métodos de pagamento a EXCEÇÃO de cheque administrativo ou depósito bancário em dinheiro não serão aceitos. Não aceitam transferência entre contas, DOC, TED ou outros.


Documentos que deverão ser anexados juntos aos formulários:

  • CSQ Via - "Immigration";
  • Cópia do passaporte (todos os envolvidos, principais páginas);
  • Cópia simples da certidão de nascimento e casamento (se for o caso)
  • 6 fotos (3,5cm x 4,5 cm) para cada pessoa.

(Ver especificações das fotos no link **Appendix C:****(http://www.cic. gc.ca/english/pdf/kits/guides/E37134. pdf)

  • Certidões Negativas – são apenas três!!

* Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo seu Estado: Um bom lugar pra tirar é no Expresso Cidadão - Tirei a minha na Rua da Saudade. Seguindo pela rua Princesa Isabel, passou a Faculdade de Direito, entra a direita no primeiro sinal. É rápido e custa R$ 9,03 – Sai no dia seguinte. Precisa levar cópia do RG ou Habilitação.

* Certidão Negativa da Justiça Federal: Procure o item "Certidão Negativa" > Certidão On-line. www.jfpe.gov.br


* Certidão de Antecedentes Criminais: Retirar na Policia Federal - Aquele prédio azul na Rua do Apolo (para quem é de Recife) . Sai com 10 dias (corridos) e é de graça. Algumas pessoas me falaram que agora pode ser tirada na internet (http://www.dpf.gov.br/). Mas eu ainda não tenho relatos se o consulado aceita ou não essa certidão emitida pela internet.

Endereço de envio: Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar, 04578-000 - São Paulo, SP - Brasil


Vistos e imigração:

Telefone: (55 11) 5509-4343 Fax: (55 11) 5509-4262

E-mail: spalo-immigration@ international. gc.ca

Horário de expediente: Segunda-feira até quinta-feira: 08:00h - 12:00h, 13:00h - 17:00h

Sexta-feira: 08:00h - 13:30h

Com o número do processo, que você receberá, você poderá verificar o status do processo pelo site do Consulado: https://services3.cic.gc.ca/ecas/authenticate.do

7 comentários:

* Serena * disse...

Agora me bateu a dúvida... Será que a parte do processo federal vai mudar também pra quem tá no processo do Quebec?

Logo logo você vai tá lá!
Do jeito que os meses tão passando rápido...

Bjus!

Gisa e Diogo disse...

Amiga, to tao feliz por vc!!! Agora falta pouquinho e ja ja vamos sasaricar horrores aqui! que td corra bem e vc tenha mais paciencia do que eu nessa nova fase do processo! bjcas!!!

Jão disse...

Reunimos tudo e hoje pela manhã deve estar seguindo.

O Foda é que a taxa aumentou de R$880 para R$1010.

Mas quem tá na chuva...

Beijos

Anônimo disse...

oi rossana,
um amigo meu q ja esta no processo a mais tempo me avisou (essa semana) q alem dos tres antecedentes q vc mencionou tem um quarto (q deve ser retirado no forum e eh relacionado a area militar).

vc sabia da existencia desse?

ele me falou desse pq um amigo dele teve os documentos retornados pq n enviou esse quarto documento :(

eu tb so tinha conhecimento desses tres. tava td pronto. agora terei q esperar o forum reabrir em janeiro pra tirar esse bendito quarto antecedente e envia-los :(.

Anônimo disse...

apesar disso, vi q no site http://www.cic.gc.ca/francais/information/securite/cert-police/amer-centrale-sud/bresil.asp existe a demanda por somente os 3 antecedentes q vc mencionou.

vc tem noticias de alguem q so mandou esses 3 e eles receberam sem problemas?

Cinemusique disse...

olá rossana, acabamos de enviar nossos documentos e não vi no site essa Declaração Oficial de União Estável, nem no link que você colocou...

:o(

fiquei preocupada! mandei nossa declaração de união estável mas não essa que vc fala...

e agora?? que faço? mando como complemento? ai ai...

bjs!

. disse...

Muito bom o post! Irá nos ajudar bastante

Luh e Fred
http://www.luefred.blogspot.com/