quarta-feira, 24 de março de 2010

Canada eh o terceiro melhor em manter suas promessas

Como falei anteriormente, venho para o trabalho lendo o Metro (jornal de circualcao gratuita em todo Canada). Eh um jornal muito interessante e muito complete, tanto que me ganhou facilmente e, agora, alem de ler o jornal no subway (vou colocar em ingles pra diferenciar o metro – meio de transporte do Metro – jornal – ja que estou em um teclado sem acentuacao), eu tambem sigo o Metro no twitter e baixei o aplicativo deles para o Iphone. Tenho Me informado bastante sobre as noticias locais (TO), Nacionais e mundiais atraves dele. Hoje eu li uma materia com esse titulo “Canada eh o terceiro melhor em manter suas promessas”. Fala em relacao aos paises do G8. Ha um ranking que classifica os paises todos os anos em relacao as promessas e metas cumpridas. O primeiro lugar esta com o Reino Unido e o ultimo com a Italia. O Canada, esse ano, ‘caiu’ do Segundo para o terceiro lugar (na verdade ele estah dividindo o Segundo lugar com o Japao esse ano) e a material explica por que. As notas Variam entre 1 e -1, ganhando 1 aquele pais que cumpriu com todas as metas e -1 o pais que falhou em todas. O Canada estah com 0.5, pois falhou no quesito Trade. No entanto essa falha teve um bom motivo (ao meu ver). Ottawa decidiu bloquear a importacao de cigarros com sabor (tipo menta, morango e sei mais la o que), direcionados ao publico jovem e, na minha opiniao, isso eh fantastico. Os fumantes leitores desse blog que me desculpem, mas eu acho que cigarro deveria ser banido do mundo… enfim, acho que value a quedinha por esse motivo. Outro motivo foi o aumento consideravel da taxa em relacao ao aco chines, despejado no Canada. Em contra-partida, o Canada mostrou uma excelente pontuacao nos quesitos de mudancas climaticas, onde Ottawa direcionou recursos para pesquisas sobre o clima e desenvolvimento de tecnologia ‘verde’, assim como para captura e armazenamento de gas carbonico. Eh bem interessante isso! Eu acho super legal saber que estou morando em um pais que leva a serio os seus compromissos. Essa questao de ser ‘verde’ eles levam bem a serio aqui. Algumas coisas que eu notei, tanto no dia a dia, quanto conversando com moradores aqui:

1 – Coleta de lixo seletiva – isso aqui eh levado extremamente a serio. Toda casa tem as lixeiras com cores diferentes para separar lixo reciclavel de lixo organico. Os Predios tambem sao assim e dentro dos apartamentos todo mundo tem uma lixeirinha pro organico e uma para o reciclavel. Sempre tive vontade de fazer isso no Brasil, mas nem adiantava muito, pois o ca. Aqui tambem tem lugares onde voce pode depositar pilhas e baterias para nao contaminar o solo. Isso eu fazia no Brasil.

2 – Os onibus aqui sao todos hibridos e ja ha varios carros hibridos tambem.

3 – Existe uma quantidade enorme de predios ‘verdes’, que usam energia solar e tecnologia para diminuir o consume de energia.

4 – Assim como no Brasil, aqui tambem existe o selo de qualidade para eletrodomesticos e eletronicos que consumem menos energia. E agora foi criado um selo para os aparelhos que consomem menos agua tambem.

5 – Varias pessoas aqui preferem andar de bicicleta e utilizar o transporte publico (que aqui funciona de verdade) a andar de carro para nao poluir o meio ambiente.

Legal! Mais um ponto positive para o Canada!

3 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

É o Canadá dando show agora em consicência ecológica. E como é bom saber que vamos morar num lugar onde promessas são feitas pra serem cumpridas.

E a vida segue...

Camillo disse...

Qualidade de vida né Ro? Tõ achando muito bom te acompanhar por aqui :)

bjos

Alexandra disse...

Pois é, o triste é que o atual governo federal representa os interesses da indústria petro-química e não acredita muito na importância de defender o meio ambiente ou na mudança climática. Uma amiga minha trabalha pro governo federal e viu muitos programas de reciclagem, por exemplo, simplesmente cortados as secretarias do governo. Muito triste.

O que se vê, então, são iniciativas importantes a nível provincial e municipal. Toronto tem feito um bom progresso na questão de reciclagem mas tem muito a fazer ainda pra incentivar os transportes alternativos. Pra quem vem do Brasil parece que a coisa aqui está bem avançada mas basta visitar qualquer grande cidade européia pra ver o quanto estamos ainda atrasados. O prefeito David Miller acredita muito nessas coisas e fez de tudo pra avançar a agenda mas muitos dos candidatos atuais pra prefeito tem prometido diminuir a criacão de ciclovias, por exemplo, e o programa pra criar um bike sharing program como o Bixi em Montreal tá meio parado.

Infelizmente na América do Norte o carro ainda domina e não se pode fazer nada que dificulte a locomoção dos carros.