terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo aponta por que imigrantes precisam lutar tanto

Metro Toronto/ Torstar News service

Skilled Immigrants ganham menos da metade, em geral, do que canadenses que tiveram seus estudos concluidos aqui. Apenas um em cada quatro consegue obter licenca para trabalhar em uma das 37 profissoes regulamentadas em Ontario, comparado com 60% dos graduados no Canada. E essa licenca pode levar dois anos para ser obtida, enquanto um canadense nascido aqui leva menos de um ano. Essas descobertas feitas nesse estudo inovador (palavras do jornal, eu so estou traduzindo) que sera divulgado hoje pelo Gabinete da justica e Equidade mostraram uma dura e frustrante realidade para os imigrantes. Os requerimentos de algumas entidades regulatorias para experiencia canadense tido como um desafio e tanto para os it is (internationally trained individuals) – “Se os conselhos das profissoes requisitam experiencia canadense, as empresas deveriam ser enconrajadas a prover essa experiencia”, diz o relatorio de 143 paginas, obtido pelo Toronto Star. Entre os profissionais treinados internacionalmente pesquisados, 26% estao desempregados. Tres vezes o numero daqueles que estudaram no Canada!


Isso eh uma coisa que eu venho dizendo faz tempo. O governo deveria prestar atencao a isso com mais cuidado. Se eles precisam de mao de obra, se eles incentivam a imigracao, entao deveria haver um plano que pudesse agilizar (nao facilitar, pois nao seria justo) o ingresso dos profissionais que vem de fora no Mercado de trabalho dentro da sua area de atuacao. Caso contrario o Canada vai estar, em alguns anos, cheios de Mestres, Doutores e PHDs dirigindo taxis e trabalhando como porteiro de predio. E nao eh bem essa a ideia que eles passam…



8 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Resta torcer para que o Canadá acorde e implemente medidas que resolvam esse problema que só atrapalha o país.

E a vida segue...

Lupatinadora disse...

Oi Rossana,

As pessoas cujas profissões são regulamentadas têm que pensar 10xs antes de tomar a decisão de imigrar justamente por esses empecilhos. Mas se o desejo de imigrar for real e a pessoa se preparar, creio que os sacrifícios valem à pena - a questão é que já ouvi muita história gente que imigrou sem nem saber que teria que revalidar diploma etc. Pesquisar sempre.

Abs,

Lu

http://dofornoparaofreezer.blogspot.com

Marcela Machado Vanègue disse...

Existe sempre propaganda falsa, inclusive no Canadá. Talvez esse seja o preco da qualidade de vida que os imigrantes buscam.

Ninha disse...

Ro,

Muito legal, é por aí mesmo. Basta cada um saber o que vai encontrar por aqui e se estará preparado para fazer tudo de novo.

Bjs

!Lá Vamos Nós! disse...

Talvez o Canada seja o mais próximo q um pais possa chegar da abertura para imigrantes. As ordens é que não ajudam. Aqui um médico não vai fazer o curso todo novamente, mas pode clinicar como naturopata, homeopata, claro q ganha menos. O dentista pode ser higienista, o arquiteto desenhista. Mas o pior é q pelo jeito em breve novas ordens serão criadas e mesmo estas opções estarão mais restritas.
Agora vou ali correndo tentar me inscrever em alguma ordem de tecnólogo.

searacanada disse...

Sem dúvida, acho que falta um alinhamento do Ministério do Trabalho com o Ministério de Imigração.

Assim que eles acordarem para o que pode ser melhorado, muitos imigrantes se beneficiaram.

Abraço.
Jean.
http://searacanada.blogspot.com/

Andressa disse...

Achei legal seu blog. Interessante as coisas que você posta sobre o Canada. Pretendo me mudar pro Canadá daqui uns dois anos, e é sempre bom saber algumas coisas sobre o país. E na minha visão, esse país é um dos melhores pra se viver. *-*

Leandro.. ou Teks disse...

Concordo 100%, mas sinceramente? Não acho que va mudar algo. Morei um ano em Toronto entre 2003/2004, e quando voltei falava isso. E nao mudou nada, e dificilmente mudara.
O Canada tem empregos de monte sobrando? Tem! Mas em sua grande maioria sao trabalhos "braçais". Quem nao estiver precoupado em trabalhar na "mesma area", pode vir ao Canada de olho fechado, que emprego nao falta, e diferentemente do Brasil, estes trabalhos pagam o suficiente para se ter no minimo uma vida digna, sem luxos.
Mas a qualidade de vida compensa comecar do 0, e mudar tudo. Mas claro que cada um é cada um...