quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Flexibilidade (hehe)

Salut!!!

Ontem, entre um episódio de Jericho e outro (sou viciada em séries), eu dei uma olhada nos comentários que deixaram no Blog. E vi que não tinha lido alguns! láaaa no post onde eu faço uma comparação entre inglês e francês vi que Jean havia pedido para eu indicar algumas músicas em francês. Então, vou colocar aqui algumas coisas que ando ouvindo ultimamente, com um mês de atraso (pardon moi!!!).

Bem, como eu já havia falado em posts anteriores, acho que o primeiro passo para fazer qualquer coisa é estar realmente disposto a fazê-lo. E isso pode requerer alguma flexibilidade. Explico:
euzinha sou uma pessoa com um gosto musical meio louco!! O que eu curto, curto messssmo é música classica e heavy metal. No entanto, sou fã dos Beatles, Chico Buarque, Bon Jovi... sentiu o drama?! Pois é... quando eu decidi que iria aprender francês, me conscientizei de que deveria abrir meu leque de opções quando o assunto fosse mp3! Então fiz exatamente o que eu havia feito quando estudava mandarim!! Pedi algumas dicas, pesquisei no oráculo (GOOGLE) e comecei a baixar músicas em francês. E eu estava preparada para ouvir tudo... até porque não estava esperando ouvir heavy metal em francês... meio que não combina... então vamos lá... fui baixando, e as músicas que caiam bem aos meus ouvidos eu fui gravando em um cd e coloquei no mp3 player e vou ouvindo sempre que posso, no carro, no ônibus... então vou colocar abaixo uma listinha com os intérpretes que eu tenho aqui:

Bem, para quem gosta das mais clássicas temos Edith Piaf e Charles Aznavour
Para quem curte algo mais contemporâneo... eu sugiro: Celine Dion (como já falei antes, não sou muito fã, mas ela tem uma pronúncia muito clara, as letras não são uma viagem poética completa, então são bem compreensíveis), Julie Zenatti, Coralie Clement (essa tem umas musiquinhas meio bossa nova muito boas), Axel Bauer, Isabelle Boulay, Zazie, Cali, Benabar, Garou... e por aí vai. Outra coisa que eu fiz foi baixar as músicas dos desenhos disney em francês. Bem, claro que eu não ia gravar um cd com as músicas disney em português para ficar ouvindo no carro, apesar de ser fã de desenhos animados (de Disney à Anime), mas vale a pena fazer isso em francês... a grande maioria das músicas nós já conhecemos (quem nunca viu o Rei Leão ou Aladdin??) e as letras são bem bobinhas, o que facilita a compreensão se você está em uma fase mais inicial do aprendizado!!

Bem... c'est ça... espero ter ajudado!!!

à bientôt et gross bisou mes amis!

ps: Jean, pode escrever em francês pra mim sim (( =

5 comentários:

Julio Samico disse...

Eu também gosto muito de músicas para auxiliar no aprendizado de idiomas.

No meu caso, além de Aznavour e Piaf, eu baixei tudo o que encontrei de Richard Anthony, que faz uma espécie de jovem guarda francesa.

Claudia e João disse...

obrigada pela informação complementar ;)
claro que compraremos os livros piratas porque todo trocado é economizado ao máximo hehehehehe!

beijos!!

Claudia

Anônimo disse...

Adorei a dica. Tô mesmo na fase de baixar músicas. :P
Já estou com algumas de Garou. Mas não entendo nem metade das coisas que ele fala... tudo bem... sei q ainda tô começando.
Mas sempre é válido. ;)

Anônimo disse...

Ps.: Onde achasse os desenhos da Disney? :)

Ninha disse...

Oi Rossana !!

Adorei o blog...muito bom.
Ja vou procurar as músicas ..rss

beijos
Ninha e Dodo