sábado, 6 de outubro de 2007

Como sobreviver no Inverno!! (haha)

Salut!!


Bem, na CI rolou uma batelada de e-mails sobre informações para o inverno!! Como eu sempre digo, rola muita confusão na lista, mas rola muita informação interessante!! Macarronadas à parte, sempre tem muita gente disposta a contribuir como o Jair, a Johelma, o Peter Cheng e muitos outros!!

Então vou postando algumas!! Pra mim vai demorar a ter utilidade... Mas é interessante!!

a) Acessórios:

Compre botas de neve (snow boot) com solado de borracha e com revestimento interno e meias para frio intenso (Socks).
Não se preocupe em usar 1 casaco por dia. Geralmente o pessoal compra um casacão que resiste temperaturas polares e usa o inverno todo (somente a roupa de baixo que se muda).
Casaco de inverno (winter coat) - o melhor possível, com capuz que fecha e cubra até o nariz.
Compre aqueles “mijões”. Senão quando sair e sentir o frio entrando nos furos da sua calça e vai sentir falta dele.
Ceroula (long underwear ou long john).
Compre luvas com revestimento. E se ainda sentir frio nas mãos, há uns saquinhos com gel que uma vez agitados esquentam e podem ser colocados dentro das luvas. Existem umas luvas de um material chamado Thinsulate.
Gorro que cubra as orelhas.Cuidado com o “frozen byte”, suas mãos e pés podem congelar e mesmo com luvas não voltar a ficarem aquecidas, nesse momento aqueles saquinhos são muito importantes.

b) Andar na neve

Na calçada evite as partes com neve comprimida ou gelo porque escorrega demais. Evite também as partes brilhantes pois não passa de gelo. Procura andar sobre o sal que é colocado para derreter o gelo.
Dirigindo, evite as partes escuras ou brilhantes do asfalto, pois é
black ice que faz o carro perder completamente o controle. Ao entrar
em um lugar fechado vindo da rua simplesmente vá abrindo os casacos
que tiver usando, tire a luva e a touca. Se for a algum escritório,
consultório, tire tudo e coloque no armário ou cabide que sempre
existe para isso.

c) Tempestade de neve:

Se dirigir o seu carro fora da cidade deve ter sempre um kit de
auxílio para emergências (emergency kit), e uma boa manta. Se for
apanhado em uma tempestade de neve você pode não puder conduzir mais,
o kit terá o necessário para sobreviver, pois podem se passar dias até a
autopista ser limpa e você precisa manter o carro trabalhando de hora
em hora para manter-se quente. A manta e o casaco ajudam, e a pá faz
falta para limpar a neve em volta do cano de escape do carro que com o
vento se acumula... Não necessita ter água no carro pois se vai
congelar e você somente abre a porta e come neve :) Após a tempestade, a cidade é limpa rapidamente (leva-se dias às vezes quando a tempestade é muito forte) pois existe o que eles chamam de "snow party" aonde várias máquinas colocam a neve ao
lado da rua enquanto logo atrás vêm caminhões equipados com "snow
blowers" que sugam a neve e a joga direto na caçamba de um outro
caminhão que anda em paralelo. O primeiro caminhão, aquele que suga a
neva, geralmente espalha sal nas ruas ao mesmo tempo.

d) Para sair de casa

Geralmente em dias extremamente frios, ao redor de -30, o que é muito raro, ou então quando a temperatura sobe, chove, depois a temperatura desce outra
vez subitamente, e então tudo fica congelado, parecendo um ringue de
patinação. É extremamente difícil e perigoso andar na rua nessas
condições, mas essa situação não é comum. O vento e o maior fator que faz o corpo perder calor. O mais importante em dias de vento é não deixar partes do corpo exposto
(nariz, orelhas, cabeça). O corpo humano perde 40% do calor por a cabeça. O capuz é muito
importante. Use cremes no inverno, o creme oferece uma camada de proteção
contra a perda de calor especialmente nas mãos, e cara. Quando entrar em lugares fechados simplesmente vá abrindo os casacos que tiver usando, tire a luva e a touca. Se for a algum escritório, consultório, tire tudo e coloque no armário ou cabide que sempre existe para isso. Chegando em casa (principalmente a de amigos), você deve tirar e ficar de meia (e veja se a meia não esta muito suja). O lance de tirar o sapato nas casas antes de entrar não é só questão de não sujar o tapete ou coisa do tipo… para descongelar o gelo, joga-se um tipo de sal nas calçadas e ruas…. Se você ficar andando em casa com as botas com esse sal, em pouco tempo seu tapete vai estar corroído.Em lojas, cafés, etc. não precisa tirar os calçados, mas limpe bem no tapete que está na entrada.Em alguns lugares tem uma pré-entrada. Tire seu casaco e pendure (se tiver cabides). Não se preocupe, quando voltar seu casaco vai estar no lugar. Falam que chegar a casa ou num restaurante e não tirar o casaco é falta de educação — como se o lugar não está aquecido e confortável o suficiente.

e) Recreação:

cross-country ski, down-hill ski, patinação, cinema,
teatro, hockey, futebol indoor, basquete indoor, tenis indoor, visita
aos amigos, almoços, jantares, festa, clube de strip-tease (por favor
paguem bem as strippers tá.....), e tudo o mais que sua imaginação ou
energia permitirem.

f) No mais...

Tenha sempre uma pá em seu carro.
Troque os pneus no inverno.
Os dias mais claros e com sol, são os piores no frio (onde faz mais frio).Quem mora no Sul do Brasil, não ache que vai chegar lá com as roupas de frio nacional e se virar. No Canadá o inverno pode chegar a -25ºC com sensação térmica de -33ºC (isso no sul do Canadá, quanto mais ao norte, pior vai ficando)…Isso é, faz frio pacas e se não se proteger direito pode ter problemas sim. Mas se protegendo, não tem problema não.O pior do inverno é o vento polar, ele vem e ao passar pelo seu rosto mais parece uma faca te cortando. Isso é muito chato. As vezes, 15 minutos na rua é complicado, então o negócio é entrar em algum café, pedir um chocolate quente e tomar coragem e voltar à rua. Se não tiver café perto, entra em qualquer loja e finge que está procurando alguma coisa. Cidades maiores (Toronto, Ottawa) tem os “paths”, verdadeiros corredores de shopping center climatizados que interligam os principais prédios da cidade, shoppings e estações de metro. Nesses paths, você não sente frio nenhum. O bom também que utilizando os paths você anda, anda,anda (no começo se perde, perde) e vai queimando as comidas calóricas que come para se aquecer. Se for esquiar, leve roupas próprias (não lembro o nome do tecido –tipo “tactel”), nada de esquiar com calça jeans ou coisa parecida, no primeiro tombo sua calça molha, e depois, congela. Se alimente bem, com comidas calóricas de preferência - principalmente no café da manhã: tem que incorporar o café gringo: panquecas (com maple syrup é uma delícia), ovos mexidos, bacon, sausage e café (cháfe) e creme (uma espécie de creme de leite). Não saia de casa com o cabelo molhado (principalmente as mulheres com cabelos longos que não cabem no gorro) - eles vão congelar e quebrar. Se tiver uma casa e der aquela nevasca, você deve tirar o gelo da sua calçada. (pode-se pagar para adolescente que fazem isso e no verão cortam a grama e no outono limpam as folhas — outra visão cultural diferente da do Brasil: aprende-se a dar valor ao dinheiro ganho com o trabalho desde pequeno). Se alguém cair na sua calçada, pode dar processo.



À Bientôt!!

Um comentário:

Alexandra disse...

Oi Rossana,

Muito boas as dicas. Concordo com quase tudo. Só discordo do lance das botas. Não acho snow boot necessário. O segredo é ter uma bota impermeável e usa-la com meias bem quentes. Dei umas dicas no orkut sobre isso:
http://tinyurl.com/39qvry

Eu uso hiking boots (botas de caminhada) ou botas de couro normal com uma palmilha termica.

Ah! E não adianta comprar luvas revestidas. O negócio é comprar mitts, que são as luvas onde só o polegar fica separado, os outros quatro dedos ficam todos juntos. Nem precisa ser muito cara - qualquer mitts de 9,99$ com thinsulate dá de 10 em uma luva caríssima de última geração. Gastei muito dinheiro em luva até descobrir isso...