quinta-feira, 5 de novembro de 2009

[GS] Curiosidades

Dando continuidade à Série Guia de Sobrvivência, vou postas hoje umas curiosidades sobre o Canadá, que para algumas pessoas nem são curiosidades, mas que para outras são... e algumas observações sobre o livro.

Vamos lá. De acordo com o livro Arrival Survival Canada:

  • Leva-se, aproximadamente, 7 dias para atravessar o canadá de ponta a ponta (Halifax to Vancouver) e, aproximadamente 7 horas de avião - Claaaaaaaaaaaaaaaro que isso depende do motorista, néam!?
  • Cerca de 33 milhões de pessoas vivem no Canadá e cerca de 80% delas se encontram no sul, numa faixa que ocupa 250 km
  • O Canada é composto por 10 províncias e 3 territórios. Pelo que eu entendi - o livro não deixa isso claro - territórios são províncias que não têm população suficiente para ser uma Província.
  •  O Canadá, assim como o Brasil, tem 3 esferas de poder: Federal - Cujos representantes são o Governador Geral (representante oficial da Rainha da Inglaterra) e o Primeiro Ministro (Lider do partido político que elege maior números de membros durante as eleições federais); O Provincial/ Territorial - representado pelo Premier (Também o Lider do partido político que elege maior números de membros durante as eleiçõesprovinciais/territoriais); Municipal - Representado pelo Prefeito.
  • O Basquete, O telefone e a Insulina, o Walkie Talkie, a cadeira de rodas elétrica e as pilhas recarregáveis são invenções/descobertas canadenses. No entanto, o esporte nacional - o Hockey - não foi inventado no Canadá. O telefone foi inventado por Grahan Bell, que era escocês, mas havia imigrado para o Canadá em 1870, e teve ajuda de vários canadenses no seu projeto.
  • Páginas Amarelas no Canadá são também páginas amarelas. Só que lá tem as páginas azuis também, onde você encontra serviços públicos.
  • Os canadenses estão demorando mais a sair da casa dos pais. Segundo o livro, cerca de 60% do filhos estão ficando com os pais até perto dos 30 anos.
Sobre o livro, tô achando bem legal. Apesar de ter coisas MUITO óbvias. E quando digo óbvias não estou falando de informações óbvias do tipo: 

"você tem que tirar seu NAS (SIN) o mais rápido possível, pois só com ele você vai poder trabalhar."
Estou falando coisas do tipo:

"No Canadá há grandes lojas e supermercados. E nessas lojas você não pode barganhar o preço com os vendedores ou gerentes" 
"No Canada existem ATM, que são caixas eletrônicas onde você pode sacar dinheiro"
O autor é indiano. Eu nunca estive na índia e não gosto de falar de lugares onde nunca estive, pois na maioria das vezes o que a gente vê na televisão, seja em noticias, seja em filmes, seja em novelas é uma visão deturpada da realidade. Eu, como jornalista, sei bem o que é isso. Mas esse cara faz parecer que está falando pra homens e mulheres que vivem na idade da pedra. O livro é de 1999 - ele chegou lá em 1998 - mas a versão que estou lendo é a ATUALIZADA de 2007. É estranho ler algumas coisas assim hehehehe

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Taí uma boa dica de leitura.

E a vida segue...

Jeison disse...

Realmente essas coisas são obvias demais, fica muuuuito estranho ler esse tipo de coisa.

Jeison e Susana
http://sueje.com

Anônimo disse...

suhaushaus, que livro é esse, "canada for dummies?"
mas bem, preciso defender o autor... vc achou as informações óbvias pq vivemos num país relativamento desenvolvido, hehe...
Mas pô, já pensou aquele coitado, fugindo da guerra na puta que o pariu...

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

Ei Rossana,
bem, dependendo da loja, dá sim para negociar o preço.
Na Future Shop aconteceu do vendedor oferecer um desconto de 10% antes mesmo de pedirmos..rsrsrs.
Falamos com um amigo e ele levou um encarte de outra loja, eles cobriram o preço e ainda lhe deram um brinde. rsrsrs
Claro que há aquelas que não aceitam barganha...
Mas não é uma regra!
Abraços,
Dani

Unknown disse...

Rossana,
Adorei este post! Aliás, todo o conteúdo é bem diversificado!
Ainda estamos na fase de pesquisas e estudos dos idiomas, mas pelo blog dá para termos uma ótima noção de tudo!
Parabéns!

Viviane e André