segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Palestra Imigração

Salut mes amis!

Acabei de chegar da Palestra do escritório de imigração de Quebec, ministrada pela Soraya Tandel.
Eu já estou careca de saber algumas coisas relativas à imigração, mas sempre há algumas dúvidas e hoje consegui esclarecer mais algumas.

A primeira, em relação às horas de francês. Maíra já havia me dado essa informação e hoje a Soraya falou nisso durante a palestra, coisa que não havia feito há dois anos. Então, o que aconteceu foi que, fazendo a simulação on line do site de imigração, eu estou apta para imigrar, desde que tenha um nível inetermediário superior em francês. ÓTIMO!!!! Mas o que isso quer dizer quando transformamos essa informação em horas/aula? Pois é... me fiz essa pergunta até pouco tempo atrás. Se você também tem essa dúvida, seus problemas acabaram!!!
Tchan-ran!! Segue abaixo a tabelinha com a equivalência:

Básico - 150h
Int. Inferior - 200h
Int. Superior - 250h
Avançado - + de 300h


A minha segunda dúvida era em relação a como contabilizar as horas de estágio para colocar no formulário como esperiência de trabalho. Então ela explicou que a base de cálculo em Quebec é de 30 horas semanais. Se seu estágio tem 30 horas semanais ou mais, contabilize como trabalho comum. Se tem menos, tem que fazer a proporção relativa às 30 horas. Ela falou que um ano de estágio com 20h semanais regula uns 7 meses de trabalho... mas nada muito preciso, logo, melhor fazer a continha.

Bem, that's all falks!!! Vou ficando por aqui, pois estou trés fatigué!!!
Gros bisous!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado como não tem muita novidade mas a gente acaba encontrando um detalhe que não percebeu na última palestra. Estou pensando em ir hoje novamente! ;)
Beijos.

Anônimo disse...

Oi Rossana, tudo bem?

A Soraia disse na palestra que 150h correspondem ao nível básico? Estranho, pq antes de enviar o dossier eu mandei um email para Buenos Aires e me responderam que eu deveria enviar com pelo menos 150h, e que para ter uma idéia, 150h correspondiam ao nível 5 do formulário (intermediário inferior).

Apesar que eu ainda acho que avaliar o francês pelo número de horas estudadas é furada...

Quanto aos estágios de menos de 30h semanais, tem que fazer um cálculo mesmo:

Équivalent temps plein (en mois) = (Nombre d’heures par semaine / 30) x Durée en mois de l’emploi à temps partiel

t+!!!! :)