quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Para estudar FRAÇAIS

Estudar francês não é um bicho que 7 cabeça, como algumas pessoas podem imaginar.

Não sou nenhuma expert, mas a minha experiência pessoal tem sido ótima. Vou colocar aqui algumas dicas que EU acho importantes. Isso não quer dizer que seja importante para todos ou que funcione com todos

1- Não comece a estudar francês com a idéia de que não vai aprender. Filosofias de butiquin à parte, achar que não vai conseguir é meio caminha andado para não conseguir de verdade. Eu costumo dizer que 50% das coisas da vida dependem de disposição.

2 - Não se matricule no primeiro curso que você encontra, por pressa ou ansiedade. Vá por mim, eu fiz isso e joguei 6 meses de mensalidade no lixo!! Pesquise, procure o melhor custo/benefício. Procure o que melhor se adequa às suas necessidades e disponibilidades. Planeje!!

3 - Algumas coisas que eu faço que ajudam:
  • Baixe mp3 em francês. Tem música para todos os gostos. Eu optei pelas mais pops... até Celine Dion entrou na jogada... posso não ser fã dela, mas as músicas delas são claras. Outra coisa que eu baixei (podem rir se quiserem) foram músicas dos desenhos Disney em francês. As letras são fáceis e a pronúncia clara. Ouça!! Não adianta baixar as músicas e deixa-las no HD mofando. Ouça no MP3 player, ouça no carro, ouça quando não estiver fazendo nada.
  • Pegue as letras dessas músicas e acompanhe quando estiver ouvindo. Isso vai ajudar a desenvolver a pronúncia e a compreensão da musicalidade e da intonação do francês.
  • Está no PC jogando paciência spider? Conecte na Rádio Canada e ouça o noticiário.
  • Tem TV a Cabo? Aproveite os momentinhos livres e ligue na TV 5 ou no Euro Channel.
  • Imprima textinhos pequenos em francês e leia no ônibus, na fila do banco, na sala de espera do médico. Tente entender o sentido do texto e grife as palavras que não consiga entender de jeito nenhum. Depois procure no dicionário, mas só as que não puder entender meeeeeeesmo!!!
  • Alugue DVDs de filmes franceses ou canadenses, ou ainda desenhos animados que disponibilizem legenda e audio em francês. Podem ser filmes também, mas eu, particularmente, não aguento ver filme dublado. Então assistir a um filme americando dublado em francês é mesmo que tortura hhehehehehehe
4 - Alguns sites legais para estudar:

  • http://www.polarfle.com/
  • http://avangardix.ueuo.com/
  • http://www.club-forum.com/s_exos.asp?rub=6
  • http://www.leconjugueur.com/frindex.php
  • http://www.paroles.net/ => Para letras de músicas em francês
  • http://lexiquefle.free.fr/
  • http://www.radio-canada.ca/
  • http://www.tv5.org/TV5Site/programmes/accueil_continent.php
C'est ça mes amis!!

Gros bisous et à bientôt

3 comentários:

Anônimo disse...

Adooorei esse post. Vou seguir seus conselhos, assim que der meu ponta pé inicial nas aulas próxima semana! Beijos.

Pedro Fernando disse...

Segundo minha professora de francisação, nos nao temos problemas de falar o frances.
Os caras daqui eh que vao ter problemas de nos entender. O lance eh chegar aqui e fazer tudo em frances, pra destravar a lingua, mesmo que voce fale errado. Nos falamos portugues desde que nascemos e ninguem fala 100% certo, de modo que com certeza, depois de alguns anos aqui voce vai acabar falando bem, mas nunca 100%. Uma dica boa eh ouvir radio via internet. evite a radio canada onde o frances eh certinho e facil de entender. tente: http://www.985fm.ca/ especialmente quando os convidados por telefone falam. eh uma delicia :)

Panda disse...

Excelentes as suas dicas sobre o aproveitamento no estudo do francês!!!
As músicas então... me ajudaram bastante. Legal vc ter citado as músicas da Céline, mesmo sem ser fã. rsrsrs
Eu sou muito fã e sem querer puxar saco dela, tb acho que elas são de fácil compreensão.
Abraços e boa sorte no seu processo.

Alessandro