domingo, 1 de novembro de 2009

[GS] O que faz um imigrante ser bem sucedido?


De acordo com Naeem  Noorani, autor de Arrival Survival Canada, a chave para um imigrante bem sucedido se encontra em 5 passos. Esses passos, na verdade, estão bem próximos daquilo que eu falei no meu post Are You Ready?

  • Aprenda a lingua - convenhamos, se você não aprender inglês ou francês todas as suas habilidades ficarão escondidas como uma pedra preciosa em uma caverna. Se você fosse se mudar para a Alemanha ou o Japão você tomaria uma decisão consciente de aprender a lingua local. Por que então o alguns imigrantes se recusam a aproveitar tudo o que o Canadá tem a oferecer e se recusam a aprender inglês ou Francês? Eu encorajo os imigrantes a fazerem um esforço para aprenderem a lingua e praticarem em casa por, pelo menos, 3 a 4 horas diárias.
  • Se mantenha positivo - eu tenho visto a mesma situação com tanta frequência que se tornou previsível.: um novo imigrante dá de cara com resistências e barreiras na procura por emprego, senta com amigos da mesma comunidade que só faz reclamar sobre o Canada. Antes que você perceba o negativismo já tomou conta do seu ser. Se isso começar a acontecer com você, pense sobre o que te te deixava entusiasmado sobre se mudar para o Canada e foque nas grandes coisas que você quer realizar aqui.
  • Abrace o Canada - Lembra dos seus sonhos sobre vir morar no Canada? Bem, eles se tornaram realidade. Agora vá lá e aproveite o que é ser um canadense. O simples fato de sair de casa e descobrir a cidade que você adotou como sua vai ajudar você a valorizar e aproveitar as belezas do Canada e do seu povo.
  • Tenha um Plano B - algumas pessoas pensam que para um imigrante ser bem sucedido ele tem que começar do topo. Eu não concordo com isso e acredito que você deva ter um plano B para a sua nova vida no Canada. Plano B significa flexibilidade no que você pretende fazer no Canada. Essa mesma flexibilidade fez com que eu deixasse de ser um publicitário para ser um editor. Eu devo acrescentar, de toda forma, que para ter um Plano B é preciso antes ter um Plano A.
  • Fique longe dos guetos étnicos - Eu entendo que se mudar para um novo país é assustador. Muitos imigrantes tendem a morar em comunidades que são formadas pelo grupo étnico ao qual pertencem. Embora isso pareça confortável, eu acredito que o verdadeiro crescimento de um imigrante virá apenas se ele sair da sua zona de conforto. Quando você tem amigos de todas as nacionalidades você aprende mais. Normalmente se você convive apenas com seus conterrâneos suas conversas vão se centralizar no seu passado e nas coisas da sua terra natal. Você precisa estar focado no futuro e no Canada, sua nova casa.
Traduzido por minzinha diretamente do livro Arrival Survival Canada.

Eu não preciso dizer que concordo em gênero, número e grau com o que ele está dizendo, né?

6 comentários:

Unknown disse...

concordo tb.. principalmente com o 1o e último tópicos... as pessoas sempre me acham fresca pq quando eu viajo quero ficar com "os gringos" e não com os brasileiros... sinto muito.. brasileiro eu conheço, sei como pensa.... qual a chance q eu tenho de conhecer uma menina, da bavaria que quer ser juíza e saiu por um mochilão nop mundo?

beijocas continue q vou acompanhar os posts de camarote ;)

Fernanda disse...

Oi Rosana,
parabéns pelo post. Gostei muito das dicas, acredito que estão corretíssimas.

Abç
Fernanda

Ps: assim que der vou dar uma conferida nesse livro

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Concordo em gênero, número e grau. Ao chegarmos no Canadá quero me desligar do Brasil por uns tempos e ser um legítimo canadense de corpo e alma.

E a vida segue...

P disse...

apoiadíssima!
:)

projet bresil 2011 disse...

Nossa, muito bom esse post. Gostei muito

Fields disse...

Olá! Gostaria de migrar para o canadá, mas tenho algumas duvidas, sou técnico em eletrônica e minha namorada é técnica em química, será que exitem vagas de trabalho nestas áreas ai no quebéc para imigrantes?