terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dias 2 e 3

Alow meus amores! Cá estou eu, novamente,  com mais um post lotado de detalhes kkkk As pessoas tem gostado dos detalhes, então vamos lá!!


Bem, meu domingo começou umas 10h da manhã. Tava MUITO cansada e aqui não é difícil dormir até tarde, pois no inverno o sol nasce às 8h. Então fiquei por aqui leseirando e depois, fomos eu e Denise, nos encontrar com Vitor para um Brunch, que nada mais é do que uma refeição que é tarde demais pra um café e cedo demais para um almoço. Sabe aqueles dias que você acorda mega tarde e toma café ao meio dia? Pronto, aqui eles chamam de Brunch. Fomos ao Chez Cora, um local muuuuuuuuito agradável, com uma comida deliciosa e um atendimento de primeira.

 Comi um omelete de espinafre com cheddar + batatas assadas e laranja. MUITO bom. Com um Smooth de morango com banana. Poutz, delicia!! Digo logo que quem diz que no canada se come mal não sabe de nada. Aqui tudo depende da sua boa vontade de ir atrás das coisas, mas estou aqui há 3 dias e comi muito bem. Tem comida para todos os gostos. Gorda, saudável, prática, chique, rápida... agora... é aquela coisa, a experiência é pessoal, mas a minha está sendo ótema até agora!!
 

Alias, estou impressionada com a simpatia das pessoas por aqui. Todo mundo tinha me falado que o povo daqui é chato e que no inverno piora, ficam deprês e ranzinzas, mas tenho achado todos muito solícitos e prestativos. Hoje eu estava andando na rua e do nada um cara passa, sorri e me sai com um "good morning". Nunca vi mais gordo!! E não foi a primeira vez. Mas voltando ao chez cora, foi bem legal. Andei no TTC - metrô - pela primeira vez aqui em Toronto e andei no street car também, que é um tipo de bondinho.


 O sistema de trânsito aqui é MUITO organizado. Tipo, existem as linhas de metrô que te levam pelas avenida e os Street cars que te levam pelas ruas e pelas avenidas que não têm metrô. Tudo tem hora certa pra passar e passam a cada 3 ou 5 minutos. Tipo, muito rápido. Da Chez Cora fomos andar. Fui ao Eaton Centre, que é o mega Shopping daqui, que tem conexão com as passagens subterrâneas e que você entra num rua, sai noutra. Todo o Downtown é interligado pelo subssolo. La tem MILHARES de lojas. Eu já comentei que esse país é um inferno do consumismo? Você fica louco aqui. Eu só estou me segurando pois não tenho emprego, mas deixa eu ter um salário certo que vocês vão ver o monstro no qual vou me transformar.



Quando você está andando no subssolo tem as placas com os nomes das ruas para você se localizar e sair no lugar certo.  O que pra mim não adianta, pois tenho certeza que me perderei aí o resto da minha vida. Só sai pq estava com um amigo que é mega localizado!!


O Paraíso! Ou o inferno!!  Milhares de lojas fofas, com roupas mega coloridas, papelarias, TUDO! Tem uma livraria lá no Eaton que é uma mistura de Livraria Cultura com Imaginarium. Sei que andamos muito por downtow. Lá é a Time Square de Toronto. O centro financeiro.












Ddepois fomos até a Ryerson University - sim, era domingo e ela estava aberta, alias como tudo. Pelo menos no centro tava tudo aberto e super movimentado - para encontrar com um amigo meu, pois ele estava jogando RPG por lá. Conheci uns amigos dele canadenses. Meio calados, mas tinha um bem gente boa e engraçado e bem comunicativo. De lá fomos tomar café no Tim Hortons - de novo, muito gostoso - e passamos na casa de uma amiga. Ficamos lá um tempão conversando, e foi ótimo. Depois voltamos pra casa.




 Isso eram 4h da tarde



 A Winners é uma mega store que vende roupas de todas as grifes, das estações passadas super barato.




Hoje acordei às 7h30 com mil coisas pra resolver. Primeiro fui no Abrigo Centre, que é uma ONG no Dufferin Mall de apoio aos imigrantes. Lá eles te orientam sobre tudo o que você tem que fazer como New Comer e tem programas de Emprego e Planos de Carreira. Tem vários portugueses lá e algumas brasileiras. Fui atendida primeiro por uma mineira SUPER simpática. Mas como a super ANTA aqui tinha esquecido de anotar o endereço de casa e ainda não sabia de cabeça não pude fazer muita coisa. Ela me apresentou a Paul, um inglês que é responsável pela parte de procura de emprego. Ele elogiou muito meu inglês, o que me deixou muito feliz!!! Disse que estava falando muito rápido por que tinha visto que meu inglês é muito bom e fluente! U-huuuuuuuuuuuuuuu AMEI esse cara! kkkkkkk


De lá eles me encaminharam para o Service Canada, onde fui tirar meu SIN - Social Insurance Number - que é o CPF daqui. Hoje eu virei gente no Canada - u-huuuuuuu. Com esse número eu posso trabalhar, estudar, abrir conta em banco, TUDO! Também fui super bem atendida. O número sai na hora e você já pode usar, mas o cartão bonitinho chega em 15 dias. De lá voltei pra casa com muito cuidado pra não gastar TODO o meu pouco dinheirinho nas MIL sales do shopping. Almocei e sai de novo, dessa vez com uma super missão. Ir abrir minha conta no banco. ME-DO! Primeiro por que tinha que pegar o TTC e o Street Car para chegar lá. Mas, como estou crescidinha, peguei o mapa e fui SOZINHA, peguei o metro, desci, peguei o street car e cheguei no Banco. Lá fui super bem atendida, e abri a minha conta em 20 minutos. Já sai de lá com o cartão de débito na mão e em um mês terei o meu cartão de crédito.Mais uma vez elogiaram meu inglês kkkkk vou começar a acreditar nisso! To ficando besta!


 Encontrei com meu amigo e fomos comprar meu celular. Fiz um plano bem legalzinho na Fido com sms, voice mail, caller ID, pacote de dados para smartphone e ligações gratuitas das 7pm as 8am e nos fins de semana. Agora ja posso começar a correr atrás de emprego, pois já tenho um contato.


Algumas curiosidades sobre a vida aqui:


Descobri que tudo aqui é ruim de cicatrizar por causa da falta de sol e, consequentemente, falta de vitamina D.


Pedestre aqui não olha pra atravessar a rua. Se você está em um cruzamento de ruas grandes, tem que esperar o sinal, mas nas ruas pequenas as pessoas simplesmente atravessam e os carros são OBRIGADOS a parar em TODAS as esquinas, tenha gente na calçada ou não. E não é diminuir a velocidade não. É parar mesmo!! E os carros realmente param, então as pessoas simplesmente atravessam sem nem olhar kkkkk bizarro.



No supermercado, todo produto tem o preço que voce paga a cada 100 gramas ou 100 ml além de ter o preço total do produto. Isso facilita muito a comparação de preços de diferentes marcas e tamanhos.


Os ônibus, street Cars e TTC têm hora marcada para passar em cada parada. E passam com muita frequência. Nas paradas do metrô tem um painel dizendo quanto tempo falta para o próximo metro chegar.


Por causa das mil estações de metro - o Street Car é integrado com o TTC - e as estações do próprio Street car, ele abre para os dois lados. Então, se você está dirigindo ao lado de um street car é obrigado a parar antes dele quando ele parar, por que as pessoas podem descer na rua. Pedestre aqui é super respeitado.


Aqui, para andar no transporte público você pode pagar a passagem individual, comprar o passe diário, o semanal ou o mensal. Em Toronto o semanal está custando 36 dolares e o mensal 121 e você pode usar ônibus, TTC ou Street Car ilimitadas vezes durante o período de validade dele.


É isso aê galerinha! Amanhã começo a minha busca por emprego e por casa definitiva!! Espero que estejam gostando das novidades!


Beijocas para todos e boa noite.

9 comentários:

Jão disse...

Muito legal acompanhar o que vc esta passando, faz a gente voltar um pouco no tempo. aproveite cada momento e nos mantenha informados.

beijos e boa sorte na busca do emprego.

Dani e CM disse...

Rossana
Quanta coisa boa! Ficamos felizes por tudo esta saindo nos conformes
Daqui a 48 dias seremos nos, contando as aventuras, mas em Calgary
Tudod e bom e boa sorte na procura de emprego!

Danielle

weverton ferreira disse...

Oi rossana desse jeito vou deixar de ir para montreal e ir para toronto. Sucesso e parabéns pelas postagens já em terras do Norte, estamos lendo seu blog com muita atenção e carinho se é que me entende. see you!!!!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Pelo amor de Deus, não pare com esses posts super detalhados. Tô adorando lê-los.

E a vida segue...

Rafael disse...

Muito legal seus posts!! está sendo bem didática e explicanto todo o processo de chegada bem detalhadinho!!!

Parabéns!! está muito legal de ler e ter esse gostinho de que em breve nós também estaremos chegando aí e fazendo esses mesmos processos!!

Parabéns!! 'Não suma do Blog!~
Abraços!

2much-ice disse...

Rossana, to me sentindo aí ja.
Acredita que vim aqui no pc ( isso pq faltam 4 horas p/ mim ir p/ Aeroporto ) só pra ver se tu tinha postado e poder sentir o gostinho de ja estar aí ? hahahahaha. Vais ficar aí por Toronto mesmo??

Estou adorando seus posts. É tudo tão detalhado que nos passa um pouco a impressão de ja estar aí.
Caramba, falando em ja estar aí, precisarei ir nesse cora. Que pratos lindos !!! Ameeeeei !!!

Quem sabe ja poderá ser meu primeiro breakfast amanhã?? Ou Tim Hortons ??? ui ui uiiii !!! rss

Um bj!

Ninha, Do e Chris

dayse disse...

RO, que emoção hein?!!! Menina se eu jágostava qdo vc postava aqui, o que dizer das postagens diretamente de toronto? Muito chic,hehehehe:)
Suas gírias então, fala sério, parece q estou escutando vc falar lá na sua casa ajudando a gente a montar os famosos formulários,kkkkk, nunca vamos esquecer sua ajuda viu?
PS- posta foto né miga?
Bjusssssssssssss e amanhã venho ver + notícias:)

Claudia e João disse...

welcome to the jungle ;)

sueje disse...

Está sendo muit olegal acompanhar sua chegada por ai!!!

Parabens