quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Transporte Público e o Clima

Hello people!

Como falei, as coisas estão se encaminhando por aqui. Entre dias deliciosos e algumas frias - no mais variado sentido - tá tudo dando certo!

Hoje eu to afim de falar sobre coisas mais práticas. Eu to meio apaixonada pelo sistema de transporte aqui.
Tá, eu sei... coisa de noob, de iniciante, recém-chegada, aborígene vinda do fim do mundo, etc
Mas é bem legal aqui. Primeiro, como falei antes, Toronto é como um tabuleiro de xadrez. Toda reta. Então você basta não ter dormido em pelo menos 2 aulas de geografia da quarta série e saber como se movimentar se guiando pelos quatro pontos cardeias - N, S, L, O - ou no caso - N, S, E, W.

Como eu sou só meio antinha e não uma ameba fossilizada, eu consigo andar MUITO bem aqui. Mapinha do metro na mão, pelo menos até decorar a ordem das estações e vamos lá.



Eu uso basicamente a linha verde, que corta a cidade no sentido Leste-Oeste, indo da estação Kipling até a Kennedy. Na Kenedy ela faz uma conexao com a a linha azul e sobe indo para Scarborough. A linha amarela faz um U bem no meio da linha verde.


Aqui tem so um pedaço para vcs terem uma idéia, mas se quiserem o mapa todo é so clicar aqui


Fora isso, no sentido Norte - Sul temos os street cars - bondinhos - e os ônibus. O metro demora, no máximo, 5 minutos para passar e em cada estação tem uma placa dizendo quanto tempo falta para o próximo trem chegar.

Então, tudo aqui gira em torno dos cruzamentos. Eu quero ir para o restaurante X. Ele fica nas imediações da Spadina com Dundas. Então eu pego o metro aqui perto de casa, vou até a Spadina. Desço e pego a conexão com o street car descendo para o sul, pois o metro passa na Bloor st e a Dundas fica ao sul da bloor. Dentro do metro tem uma voz de uma madame muito simpática que fica dizendo qual é a próxima estação. Dentro dos ônibus e dos Street Cars tem um letreiro digital e a  mesma simpatica senhora dizendo o nome de cada parada. As parada recebem os nomes das ruas que estão sendo cruzadas. Por exemplo, o bonde está indo pela Spadina, no sentido Norte-sul e eu vou descer na Dundas, que cruza a Spadina. Então, na parada anterior  a tiazinha diz "proxima parada Dundas Street". Você puxa a corinha ou o botão se stop e ele para no lugar certo. LINDO ISSO! Não tem como se perder aqui. É MÁGICO!

Eu vivia me perdendo em Recife, detalhe kkkkkkkk Na zona norte, tá? Pois a zona sul é reta e linda de se andar! Mas enfim...

O passe, como falei antes, pode ser comprado individual - por corrida - Por dia, por semana e por mês. Com o passe semanal você usa todo o transporte público quantas vezes precisar durante aquela semana... e assim por diante. O Metro funciona até 1h30 da manhã e retorna às 6h. Os ônibus têm horário variado, dependendo da linha, mas nas paradas tem uma placa com cada linha que passa ali e seus horários. Dos que eu vi, até agora, os que demoram mais passam de 20 em 20 minutos.

O Clima

O clima aqui tá sendo uma aventura. Primeiro por que está muito louco. É um neva não neva... São Pedro deve estar MUITO PUTO com alguma coisa, viu... por que isso aqui tá uma doidera.

A bronca do frio é o tal do vento. Peguei -8 hoje, sem vendo e é tranquilo. No entanto, quando venta aqui, é pra carregar os piolhos, viu? Hoje fui lá na casa de chaprego resolver um babado... quando pus o narizinho de fora, minha amiga dona de casa... foi punk! Sei que fui-me... resolvi o que tinha que resolver... e quando sai, que olho pela janela, neve e vento kkkkkkkkk muita doidera. Mas logo parou de ventar e foi tudo muito tranquilo. Essa época do ano era pra estar fazendo uns -20, creio eu... mãs... a mãe natureza tá meio chateada e tá dando o troco. Fora isso, como ja disse antes, andando bem agasalhado não passa frio nao.

O que me ferrou na terça, naquela aventura maldita, é que eu me vesti pra zero e peguei -7 com um vento FDP e neve... fora isso, tem pra que ter medo não! As vezes, eu confesso, que dá uma preguiiiiiiiiiça de vestir mil roupas pra sair de casa... mas é bom não cair nessa e ir aproveitar o que essa cidade tem de bom, que não é pouca coisa.

Vou ver se vou patinar esse FDS. Quero comprar meus patins logo!! kkkkkk

Pois é isso, mes amis! Vou ficando por aqui! Até a próxima aventura!

Ps: alguém reclamou que não me ve nas fotos kkkkkkkkk acho que foi sávio... mmm Seguinte, eu sou fotógrafa, né? To sempre atrás das cameras e durante a semana eu saio so, pois meus amigos estão trabalhando... então... esse fim de semana eu prometo fotos comigo aparecendo kkkkkkkkkkkkkkk

beijos

7 comentários:

buzuzu disse...

Menina eu me divirto com suas aventuras, adoooooro!!!
Sorte pra vc, bjsss

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Sempre ouvi coisas boas sobre o sistema canadense de transporte. Fato confirmado por você. E muita gente que chegou esse ano tá dizendo que o frio não é esse pinguim de sete cabeças não. O que é bom.

E a vida segue...

Rafael disse...

Tem que aprender a técnica do "self-shot" veja as fotos que estão no nosso blog minhas com a carol. 99% delas foram tiradas por mim.

Vai praticando, e rapidinho vc aperfeiçoa a técnica de bater a própria foto!

Abraços

Lidiane disse...

ADORAAAAANDO as aventuras! =D
Beijinhos!

2much-ice disse...

Oi Ro

Nossa, eu ainda to meio perdida pr aqui, mas t eu sou péssima de localização. rss. Agora o sistema de transporte realmente é mto bom.

O clima.... ontem fui a igreja e peguei -22. Seguuuuuura a carrapeta !!!!! kkkkkk

Bjs

Luiza e Bruno disse...

Rossana, estamos adorando a sua aventura gelada...e ei fomos nós que dissemos vc não aparecia nas fotos rsrsrsrsrs, ou mais pessoas também perceberam??? Gros bisous!!!

Sávio & Natália disse...

Fui eu merrrmo!!! kkkkk.. quero ve tu vestida de pinguim!!!
Bjos, e boa sorte..